• Matéria: História
  • Autor: mariavitoriasilva97
  • Perguntado 3 anos atrás

1. 0 processo de independência do Brasil pode ser classificado como Pacífico? Por que?



2. Descreva as ações abaixo as ações abaixo presentes no constituição de 1824:

a) Voto cesintário:__________________
b) Poder moderador:________________



3. Quais os motivos para a abdicação de D. Pedro I?



4. Descreva com suas palavras a confederação do Equador.



5. Após a abdicação de D.Pedro I veio o período Regencial. Por que foi necessário estabelecer uma regência? Como o país foi governado nesse período?


6. Por que o período regencial pode ser considerado um dos mais turbulentos da história do Brasil?



7. Sobre as revoltas regência, explique:


a) Balaiada:

b) Sabinada:

c) Malês:

d) Cabanagem:

e) Farroupilha:


8. O que foi o golpe da maioridade? Por que ocorreu?

Respostas

respondido por: vihadassa29
1

1. O processo de independência do Brasil não foi pacífico, a imagem de que a conquista da emancipação política brasileira foi feita de modo pacífico foi uma construção histórica.

2.a) Podiam votar os maiores de vinte e cinco anos, com renda líquida anual de cem mil réis para as eleições paroquiais, e de duzentos mil réis para as de província.

b) Poder Moderador seria um quarto poder do Estado (além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário). Esse Poder Moderador garantiria estabilidade aos outros três poderes e seria responsável por trazer a paz no caso de atritos graves.

3. Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 7 de abril de 1831.

4. Foi um movimento revolucionário iniciado em Pernambuco, em 1824, e que se espalhou para outras províncias nordestinas, como Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Os revoltosos se opuseram à forma autoritária com que a Constituição de 1824 fora elaborada e publicada pelo imperador Dom Pedro II.

5. Como o filho dele não poderia assumir o trono por ter apenas cinco anos, foi feita uma transição em que o país foi governado por regentes. Nesse período, o Brasil teve uma breve experiência de descentralização que resultou em uma série de rebeliões em diferentes províncias.

6. O período regencial foi marcado por instabilidades políticas e disputas internas.

7.a) Balaiada: rebelião que aconteceu no Maranhão entre 1838 e 1841 e foi resultado de disputas políticas locais.

b) Sabinada: foi uma rebelião de caráter separatista que desejava implantar uma república na Bahia. Aconteceu entre 1837 e 1838.

c) Revolta dos Malês: foi uma rebelião de escravos que aconteceu em Salvador em 1835.

d) Cabanagem: Desde 1820, a população tentava se separar do resto do Brasil. Eles lutavam pela melhoria da vida dos pobres e pela perda do domínio político dos grandes produtores da terra.

e) Farroupilha: A economia era baseada na criação de gado (estância) e na produção de carne seca (charque). Porém, os impostos do Brasil eram altos e os países que faziam divisa com o sul lucravam mais. Portanto, ficaram ameaçados pela concorrência. O objetivo era conquistar maior autonomia econômica e política para a região.

8. Foi o nome que se deu para a antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara para que ele pudesse ser coroado como d. Pedro II, em 1840. Com o golpe da maioridade, d. Pedro II tornou-se imperador do Brasil, em 1840, com apenas 14 anos.


mariavitoriasilva97: muito obrigado
vihadassa29: disponha
Perguntas similares