O conceito de mutação foi proposto no começo do século XX, pelo biólogo holandês Hugo de Vries.Segundo ele, “a mutação é uma modificação brusca do material genético, ao acaso, que pode ser transmitida aos descendentes”. As mutações podem ocorrer ao nível de genes (mutações gênicas) e ao nível dos cromossomos (mutação cromossômica). Sobre essas alterações genéticas, assinale a única afirmativa correta.
Respostas
Sobre essas alterações genéticas, a única afirmativa correta é:
C) A triploidia e a tetraploidia são euploidias e, portanto, nesses casos, ocorre acréscimo de um ou dois genomas, respectivamente, em um organismo diplóide.
Mutações gênicas e cromossômicas:
As mutações gênicas são aquelas em que as alterações ocorrem nos genes, e as cromossômicas são aquelas em que ocorrem alterações em partes inteiras de cromossomos.
- A): está incorreta porque deficiência ou deleção é uma euploidia e, nesse caso, ocorre perda de um segmento cromossômico.
- B): está incorreta porque ocorre quando há um rearranjo de segmentos do DNA em cromossomos de diferentes pares.
- D): está incorreta porque quando ocorre a perda ou substituição de um ou mais nucleotídeos na molécula de DNA, acontece mutação gênica.
- E): está incorreta porque a mutação cromossômica estrutural é caracterizada por perdas de partes do material genético ou mudanças na sequência dos genes.
Completando a questão, temos:
O conceito de mutação foi proposto no começo do século XX, pelo biólogo holandês Hugo de Vries. Segundo ele, “a mutação é uma modificação brusca do material genético, ao acaso, que pode ser transmitida aos descendentes”. As mutações podem ocorrer ao nível de genes (mutações gênicas) e ao nível dos cromossomos (mutação cromossômica). Sobre essas alterações genéticas, assinale a única afirmativa correta.
A) Deficiência ou deleção é uma euploidia e, nesse caso, ocorre perda de um segmento cromossômico.
B) A translocação é uma mutação gênica onde ocorre a troca de segmentos entre cromossomos não homólogos.
C) A triploidia e a tetraploidia são euploidias e, portanto, nesses casos, ocorre acréscimo de um ou dois genomas, respectivamente, em um organismo diplóide.
D) A perda ou substituição de um ou mais nucleotídeos na molécula de DNA caracteriza uma mutação cromossômica estrutural.
E) O acréscimo ou perda de um ou mais cromossomos em uma célula caracteriza uma mutação cromossômica estrutural.
Entenda mais sobre mutações em:
https://brainly.com.br/tarefa/9448727
#SPJ9