Já na Grécia antiga, Hipócrates (século IV - V A.C.), o pai da medicina, desenvolveu a teoria dos humores corporais para explicar os estados de saúde e doença. Em sua dissertação intitulada "On the Nature Man", deduz dos quatro elementos primários do universo, terra, ar, fogo e água, quatro qualidades: calor, frio, úmido e seco, as quais foram relacionadas à quatro humores corporais: sangue, fleuma, bile branca e bile negra. O equilíbrio adequado entre estes humores determinaria a saúde, e o desequilíbrio causaria a doença” (ITO, P. do C. P.; GUZZO, R. S. L. Diferenças individuais: temperamento e personalidade; importância da teoria. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 19, n. 1, p. 91-100, 2002).
Assinale a alternativa que melhor descreve a teoria da personalidade proposta por Hipócrates.
Teoria da Cognição Social.
Teorias dos Traços.
Teoria Motivacional.
Teoria do Caráter.
Teoria do Temperamento.
Respostas
respondido por:
0
Hipócrates desenvolveu na Grécia antiga a Teoria do Temperamento, importante até os dias de hoje, ao estudo, por exemplo, da Psicologia da Personalidade e do Catolicismo com temperamento voltado ao campo espiritual.
Teoria do Temperamento de Hipócrates
Hipócrates dividiu sua teoria em 4 humores (fluídos corporais):
- Sanguíneo (sangue)
- Fleumático (linfa ou fleuma)
- Colérico (bílis)
- Melancólico (astrabílis ou bílis negra)
Um de seus acertos que dão base hoje, por exemplo, às Teorias da Personalidade em Psicologia, é de que os temperamentos dão base à personalidade visto que a reação e maneira de percepção do mundo do indivíduo dirá muito sobre sua forma de desenvolvimento.
Complemento de leitura sobre Hipócrates: https://brainly.com.br/tarefa/21575775
#SPJ9
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás