AV2 CURRICULO E INOVACOES
1) O investimento em formação docente é parte do Plano Nacional de Educação – PNE atual, publicado no ano de 2014, com vigência até o ano de 2024, em algumas de suas metas, especificamente as de número 14 e 16, que falam sobre as condições de formação, mas considerando outras metas indiretamente que complementam a formação, trazendo indicações sobre a carreira docente após a formação. A seguir, as metas 15 e 16 podem ser verificadas na íntegra:
META 14 Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação de modo a atingir a titulação anual de 60.000 (sessenta mil) mestres e 25.000 (vinte e cinco mil) doutores.
META 15 Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 (um) ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caputdo art. 61 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam (BRASIL, PNE, 2014).
A prática pedagógica numa perspectiva de construção de significados que favoreçam novas possibilidades de produção de conhecimento e propiciem a aprendizagem ativa do aluno, deveria ser o princípio geral da aplicação do currículo. Além do investimento em formação docente, a postura do professor precisa ser de:
Assinale a alternativa CORRETA que completa a frase:
Alternativas:
a)
transmissor de conhecimento, na relação com o aluno, que é aquele que absorve tais conhecimentos que foram historicamente construídos e legitimado pela ciência.
b)
expectador da aprendizagem coletiva dos alunos, para interferir no grupo, de forma a trazer avaliações da aprendizagem que garantam a aplicação do conteúdo formal, sem interferências externas ou sociais.
c)
mediador na relação professor-aluno, para que o conhecimento resulte de trocas que se estabelecem na interação entre o contexto do estudante (social, cultural) e seu modo de percebê-lo enquanto sujeito histórico.
d)
técnico educacional de modo que tenha instrumentos avaliativos propícios, que avaliem a qualidade do currículo escolar aplicado em determinado contexto.
Alternativa assinalada
e)
facilitador da aprendizagem autodidata do aluno, que constrói seu próprio conhecimento livremente, conforme entra em contato com os conhecimentos dos livros didáticos e paradidáticos.
2)
A seguir, encontra-se um exemplo dado pelo autor Sacristán (2020) , p. 76-77, sobre práticas pedagógicas:
Nas escolas esse planejamento se dá quinzenalmente e é reduzido a decisão sobre o conteúdo que será trabalhado na quinzena subsequente. Esse planejamento é feito de forma muito dispersa, ou seja, cada professor vai para sua sala de aula e o elabora. Não há uma preocupação nem por parte dos professores nem por parte da direção em discutir coletivamente o conteúdo proposto, a fim de que, em conjunto, sejam descobertas novas maneiras de dirigir com mais eficiência o ensino-aprendizagem.
De acordo com este autor, analise as afirmações a seguir:
I. Nesse caso, não há possibilidade de estabelecer práticas interdisciplinares e nem transdisciplinares, pois não se cria espaço e oportunidade para que isso ocorra no espaço da organização pedagógica da escola.
II. A solução dessa situação é que os professores são “isolados” com a institucionalização dessa forma de conduzir o processo educativo.
III. Esse isolamento favorece a ausência de crítica e o debate sobre o significado e o sentido daquele conteúdo para a vida dos escolares.
IV. Ao reivindicar a presença e necessidade de um trabalho coletivo, estamos interpelando para que a legitimação do currículo se dê a partir do coletivo da escola tendo em vista os sujeitos que lhe compõem e não uma proposta autoritariamente imposta pelo sistema de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA que indica quais são as afirmações verdadeiras:
Alternativas:
a)
I e II, apenas.
b)
II e III, apenas.
c)
I, II e III, apenas.
d)
I, III e IV, apenas.
Alternativa assinalada
e)
II, III e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
letra a primeira questão e letra é na segunda
Resposta: AV2- Currículo e Inovações.
Explicação:
1- d)
técnico educacional de modo que tenha instrumentos avaliativos propícios, que avaliem a qualidade do currículo escolar aplicado em determinado contexto.
2- d)
I, III e IV, apenas.
3- a)
pode ser realizado de maneira formal, conforme instrumentos determinados oficialmente, que sejam explícitos ao processo formativo, como por exemplo, por provas, testes, exercícios, portfólios.
4- d)
Formativa porque avalia conhecimentos múltiplos e valoriza conhecimentos prévios.
5- d)
o diagnóstico e o acompanhamento da qualidade da Educação Básica, em todo o território brasileiro
Adg1 - Currículo e Inovações
1- c)
Portugueses
2- e)
Currículo – humanística – científica – conteudista
3- e)
deveria ser aquela que prepararia o capital humano individual altamente competitivo
4- b)
conhecimentos, de valores e de habilidades, que foram concebidos intencionalmente, para serem aplicados na prática pedagógica cotidiana.