A teoria de Keynes, desenvolvida na década de 1930, proporcionou a base para a criação de políticas econômicas, de certa forma ainda presentes na economia atual. Exemplo disso está na compreensão das condições macroeconômicas envolvidas no fluxo de renda e de produtos, representado na figura a seguir. Nesse esquema, é possível identificar o fluxo de renda nacional (Y), o fluxo de consumo (C), os fluxos de poupança (S) e investimentos (I), bem como os fluxos de gastos (G) e impostos (T) governamentais. Porém, ainda se pode considerar os fluxos não monetários, não representados na figura, como os serviços dos fatores fornecidos pelo setor familiar para as empresas (mão de obra) e os produtos e/ou serviços fornecidos pelas empresas para as famílias.
Diante disso, analise a imagem a seguir, que apresenta o fluxo circular de renda.
FROYEN, Richard T. Macroeconomia: teorias e aplicações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013 (adaptado).
Diante do exposto, sobre fluxo circular de renda, avalie as afirmações a seguir.
I. O fluxo representado pela letra (Y) corresponde à renda nacional do setor empresarial para o setor familiar, que consiste na remuneração das famílias pelos serviços prestados, gerando o produto nacional.
II. As famílias distribuem a renda nacional em três fluxos, sendo que um deles corresponde aos gastos de consumo (C), que retornam para o setor empresarial como uma demanda por produtos e serviços.
III. Parte da renda nacional é convertida em poupança (S), que flui para os mercados financeiros, tornando-se um ativo financeiro, o qual servirá como investimento (I) no setor empresarial.
IV. As famílias pagam impostos (T) ao setor governamental, proporcionando a participação estatal na economia, o qual demandará serviços e produtos do setor empresarial.
É correto o que se afirma em
A)
I, II, III e IV.
B)
II, III e IV, apenas.
C)
I e II, apenas.
D)
I, apenas.
E)
III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:B
Explicação:
????
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás