Respostas
Resposta:
O rio Ganges está localizado no continente asiático. É um rio de extrema importância para os habitantes que vivem às suas margens. Essa importância está além da questão hídrica, pois, em muitas cidades da Índia (um dos países banhados pelo Ganges), esse rio é utilizado em rituais culturais e religiosos.
O rio Ganges é vital para a Índia, não só por ser o maior rio do país mas também pela sua contribuição hídrica e religiosa. Sua bacia abastece quase meio bilhão de pessoas em quatro países (Índia, Nepal, China e Bangladesh), nos mais diversos setores: agricultura, pesca, transporte, consumo, lazer, atividades religiosas, entre outros.
Estima-se que somente na Índia, nas margens do Ganges, há uma população de 20 milhões de pessoas que se beneficiam diretamente do regime hídrico do rio. Durante a cheia, a irrigação do solo nas margens do rio é facilitada. Quando a vazão diminui, as áreas que estavam cobertas pela água servem de cultivo agrícola devido ao material orgânico deixado pelo rio.
Tanto na Índia quanto em Bangladesh, os solos férteis às margens do Ganges garantem alimentação para milhares de pessoas, pois é uma fonte constante de irrigação. Cultivos de arroz, cana-de-açúcar, batata e trigo estão presentes na agricultura local, além do cultivo de sementes que produzem óleos, muito úteis nos rituais hinduístas.