A verdade sobre os figos
Foi espantoso quando descobrimos que alcachofras são, na realidade, flores. E que alcaparras são botões de flor em conserva. Mas descobrir o que realmente é o figo - e a vespa que possibilita sua existência - nos levou a questionar todas as verdades que conhecemos neste mundo. Para explicar em termos simples, os figos não são, estritamente falando, frutos - são flores invertidas. As figueiras não florescem do mesmo modo como as macieiras ou os pessegueiros. Suas flores se abrem dentro de uma vagem em formato de pera, que, mais tarde, amadurece e se converte no fruto que comemos. [...]
Pelo fato de as flores do figo se abrirem internamente, elas precisam de um processo especial para ser polinizadas. Não podem depender do vento ou das abelhas para transportar seu pólen. É aí que entra a vespa-do-figo. [...] A vespa-do-figo fêmea penetra o figo masculino, para por seus ovos ali. [...] As asas e antenas da vespa fêmea se quebram e caem quando ela penetra na pequena passagem de entrada no figo, de modo que, uma vez que ela entrou, não tem como sair. Cabe às vespinhas-bebês levar o ciclo de vida adiante. As vespas-bebês machos nascem sem asas, [...] sua única finalidade é acasalar com as vespas fêmeas [...] e cavar um túnel para saírem do figo. São as vespas-bebês fêmeas que saem do figo, levando o pólen com elas. Se uma vespa-do-figo penetra por acidente em um figo feminino (os figos femininos são os que comemos), em vez de um masculino, não há lugar para ela se reproduzir no interior do figo. E ela não pode fugir, porque suas asas e antenas foram arrancadas. Então a vespa morre dentro do figo. É uma pena, mas é necessário, porque é assim que ela transporta o pólen que nos proporciona uma fruta que adoramos. [...] Assim, é verdade que quando você come um figo, na realidade está comendo vespas-do-figo- ou algo que foi uma vespa-do-figo no passado -, mas pode pelo menos se consolar sabendo que essas vespas são minúsculas. [...]
1°)Baseando-se nas informações trazidas pelo texto, como você classificaria a relação que existe entre a figueira e a vespa-do-figo? Justifique sua resposta.
2°)Quais são as consequências para as espécies envolvidas quando as vespas-do-figo penetram um figo feminino?
3°)O uso de agrotóxicos e pesticidas na agricultura poderia interferir de alguma forma na relação entre as espécies mencionadas no texto? Explique.
PVR ME AJUDEM, PRECISO DESSA TAREFA PARA SEXTA-FEIRA!
Respostas
Resposta:
1º) As Vespas e a Figueira apresentam um tipo de relação ecológica do tipo mutualística. Pois nessa relação ambos seres vivos apresentam-se como positivos, sendo beneficiados. Outra questão é que a esta relação foi estabelecida durante anos e as espécies evoluíram juntas, desta forma, a extinção de uma das partes leva consequentemente a extinção da outra, visto que são interdependentes.
2º) As vespas ao penetrarem o figo permitem a polinização das flores e consequentemente o desenvolvimento dos frutos onde as larvas das vespas polinizadoras se desenvolvem.
3º) Sim, o uso de agrotóxicos poderia interferir de maneira a afastar ou mesmo levar a morte das vespas que polinizam o figo, assim as vespas ficariam no prejuízo impossibilitadas de botar seus ovos e o figo não conseguiria se desenvolver plenamente sem a polinização.