Respostas
introdução
Durante a segunda Guerra Mundial, a humanidade se deparou com uma arma que chocou o mundo. A destruição das cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, mostrou ao mundo o grande poder de destruição da fissão nuclear.
Fissão nuclear é o processo em que se "bombardeia" o núcleo de um elemento radioativo, com um neutron. Essa colisão resulta na criação de um isotopo do átomo, totalmente instável, que se quebra formando dois novos elementos e liberando grandes quantidades de energia.
assunto
A fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico torna-se instável, ou físsel. Núcleos atômicos pesados, como o uranio-235, são naturalmente instáveis e tendem a desintegrar-se em núcleos menores e, consequentemente, mais estáveis. Um dos processos mais usados para tornar um núcleo atômico instável é a captura de nêutrons. Nesse processo, emitem-se nêutrons lentos (a baixa velocidade dessas partículas aumenta a chance de sucesso de sua captura pelos núcleos atômicos) em direção aos núcleos dos átomos.
Resposta:
Fusão Nuclear é a junção de átomos que têm núcleos leves. Da junção desses átomos, resulta um átomo com núcleo mais pesado.
Submetidos a uma temperatura bastante elevada, o deutério (H2) e o trítio (H3), que são isótopos de hidrogênio (H), se unem. Dessa união resulta a liberação de uma grande quantidade de energia e são formados núcleos de hélio (He).