A hegemonia do pensamento liberal (Adam Smith) sofreu um ataque muito importante a partir da segunda metade do século XIX, revelando as dificuldades de construir uma sociedade mais justa a partir da premissa do “poder do mercado”. Em relação aos fatores que precipitaram esta crise pode-se afirmar:
I. A emergência dos movimentos operários nos países industrializados na Europa e nos Estados Unidos.
II. A Revolução Russa de 1917, com a proposta de uma sociedade fundada na crítica ao capitalismo e adoção do socialismo.
III. A 2ª Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos como modelo econômico e de sociedade.
Respostas
Ao analisarmos o pensamento liberal de Adam Smith, podemos recordar dos fortes ataques que houveram durante a Segunda Grande Guerra, visto isto, a alternativa correta é a que condiz que apenas as assertivas I e II estão corretas.
Adam Smith e o Liberalismo Econômico
Ao verificarmos como o Estado atua de forma veemente na sociedade, Adam Smith buscou partilhar de ideias que contrapunham a tais modos de governo, acreditando na não-intervenção do Estado na economia.
Ao limitar o Estado as funções da segurança pública, defensor do ordem o mesmo atuaria em detrimento da sociedade e cumprimento destes direitos e deveres que ditam regras sociais de boa conduta.
Ou seja, ao defender certo poder de escolha aos operários, o mesmo demonstrou força com este liberalismo econômico em prol de um comércio mais justo e amplo, livre de nações que buscam deter monopólios como o EUA.
Saiba mais sobre liberalismo econômico em: https://brainly.com.br/tarefa/1451942
#SPJ1