• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Camilaadao154
  • Perguntado 2 anos atrás

Ao analisar o desenvolvimento infantil e as possibilidades de aprendizagem, Piaget (1970) defende que a atividade lúdica contribui para o desenvolvimento das crianças, uma vez que permite a aquisição de regras, a expressão do imaginário e a apropriação do conhecimento. Além disso, o autor ainda elaborou uma sugestão de classificação dos jogos, listando-os a partir de categorias, baseadas nas fases de desenvolvimento das crianças e de acordo com a faixa etária. PIAGET, J. Linguagem e pensamento da criança. São Paulo: Companhia Editora Forense, 1970. Sendo assim, a partir dessas informações e de nossos estudos, associe os tipos de jogos listados a seguir com seus respectivos fundamentos. 1. Jogos sensório-motores 2. Jogos simbólicos 3. Jogos de regras 4. Jogos e brincadeiras lúdicas ( ) É com eles que o professor pode proporcionar momentos de diversão e aprendizagem, simultaneamente. ( ) Estes surgem nos primeiros meses de vida, fase das descobertas pela exploração do mundo através dos sentidos e dos movimentos. ( ) É um exemplo o jogo de bolinhas de gude. ( ) As brincadeiras imaginativas, como brincar de casinha e de escolinha, são exemplos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Respostas

respondido por: marianascandar
0

Resposta:

4,1,3,2

Explicação:

respondido por: mvdac
0

Associando cada tipo de jogo ao seu respectivo fundamento a sequência correta é 4, 1, 3, 2.

Atividade lúdica: tipos de jogos

  • Jogos sensório-motores: forma inicial de jogo que a criança realiza e que permite a exploração do mundo por meio dos sentidos e dos movimentos. Exemplo: levar objetos a boca.
  • Jogos simbólicos: envolve imaginação, criatividade e imitação auxiliando na assimilação da realidade, na expressão de sentimentos e pensamentos e na resolução de problemas. Exemplo: brincar de escolinha.
  • Jogos de regras: podem ser sensório-motores ou intelectuais, ou ainda uma união desses dois elementos, em que há normas e regras estipuladas por um determinado código. Exemplo: jogar xadrez.
  • Jogos e brincadeiras lúdicas: promovem aprendizagem e diversão simultaneamente e são utilizados com frequência no ambiente educacional. Exemplo: Ensinar operações matemáticas a partir de jogos.

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