Texto 1 “Por um lado, gradualmente e “pelo alto”, a grande propriedade latifundiária transformou-se em empresa capitalista agrária; e, por outro, com a internacionalização do mercado interno, a participação do capital estrangeiro contribuiu para reforçar a conversão do Brasil em país industrial moderno, com uma alta taxa de urbanização e uma complexa estrutura social. [...] a transformação capitalista teve lugar graças ao acordo entre as frações das classes economicamente dominantes, com a exclusão das forças populares e a utilização permanente dos aparelhos repressivos e de intervenção econômica do Estado. (COUTINHO, C. Gramsci - um estudo sobre seu pensamento político. Civilização Brasileira, RJ, 1999, p.196). Texto 2 “ [...] coerentemente com a trajetória histórica do capitalismo retardatário brasileiro, o capital privado nacional vai a reboque do Estado – que se mostra peça fundamental na organização e legitimação do bloco dominante de poder. É a isto que se vem chamando de “Novo desenvolvimentismo”, que, tal como o velho, sintetiza o capitalismo possível de existir na periferia do capitalismo na “era do imperialista”, cujas características fundamentais são: dependência tecnológico-financeira, concentração de renda, exclusão social e democracia restrita. (FILGUEIRAS, Luiz et.al. Modelo liberal-periférico e bloco no poder: política e dinâmica macro econômica nos governos Lula. In. Os anos Lula: contribuições para um balanço crítico 2003-2010. RJ: Garamond, 2010.FILGUEIRAS, 2012, p. 39). Sobre o desenvolvimento desigual e combinado na esfera do trabalho, leia as afirmativas a seguir: I – No cenário capitalista, a concentração de renda, a exclusão social e a democracia restrita comprometem o desenvolvimento de relações de trabalho justas. II – O trabalho, no sentido ontológico, é comprometido pelas relações desiguais de produção, e no âmbito da globalização a exploração do trabalho tomou proporções imensuráveis. III – O sistema capitalista, nos países de economia em desenvolvimento, adquire contornos distintos de produção, pois contribuem para a construção de relações mais justas a partir da divisão da renda. É correto o que se afirma apenas em: Alternativas: a) I e II. b) II. c) II e III. d) III. e) I e III.
Respostas
respondido por:
2
O capitalismo é muito simples, há o foco na produção e geração de renda, apenas isso, e como consequência, os países e as pessoas tendem a ficarem mais ricas e conseguirem viver melhor, não cria relações mais justas, na realidade tende a criar maiores diferenças sociais (I e II estão corretas).
O capitalismo é ruim?
Ele pode ser ruim caso seja usado unicamente em prol do desenvolvimento econômico de poucas pessoas, se há liberdade para que todos possam produzir riquezas, ele tende a ser bom para a sociedade, é por isso que os países com melhores condições de vida, são capitalistas.
Mais sobre capitalismo
https://brainly.com.br/tarefa/27600254
#SPJ5
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás