5. Para a realização de um bom planejamento dietético ao idoso, é fundamental a compreensão de
todas as peculiaridades inerentes às mudanças fisiológicas associadas ao envelhecimento, além
da análise dos aspectos econômicos, psicossociais e as intercorrências farmacológicas associadas
às múltiplas doenças que podem interferir no consumo alimentar e, sobretudo, na necessidade
de nutrientes (SILVA, 2016). A partir da contextualização acima, analise as afirmativas a seguir e
assinale a alternativa correta.
Respostas
A alternativa correta é a letra E. O planejamento dietético do idoso deve levar em consideração e atender as necessidades individuais de cada indivíduo. A recomendação de consumo regular de água deve ser estimulado no idoso para que não ocorra episódios de desidratação. Visto que, geralmente, os mesmos fazem uso de diuréticos que aumentam a produção e evacuação de líquidos.
Planejamento alimentar para o idoso
A alimentação da pessoa idosa deve ser diferenciada, balanceada e rica em nutrientes. O controle do consumo de gordura, açucares e massa é essencial para uma vida saudável.
Deve-se aumentar o consumo de frutas e legumes, assim como, da ingestão de água.
Complemento da pergunta:
A) Os nutrientes cálcio, vitamina D e vitamina B12 são complementares e tem destaque na pirâmide alimentar para a população idosa. Assim, requerem suplementação diária medicamentosa pelas necessidades aumentadas destes nutrientes nessa fase da vida.
B) A meta nutricional planejada para o idoso deve ser alcançada aumentando-se a densidade energético-proteica dos alimentos consumidos, uma vez que este, frequentemente, consome menos energia e proteína do que o necessário.
C) São recomendados ao idoso, o consumo de, pelo menos, três porções de verduras e legumes e duas a três porções de frutas diariamente, sendo que não há recomendação específica para os grupos das carnes, leite e derivados, açúcares e gorduras.
D) Nos idosos, a alimentação deve proporcionar a manutenção de um IMC entre 20 e 25 Kg/m2 e circunferência abdominal de 80 cm para mulheres e 94 cm para homens.
E) O consumo regular de 6 a 8 copos de água por dia deve ser estimulado, pois no idoso há maior risco de desidratação e um baixo consumo de líquidos decorrente do uso frequente de diuréticos e laxantes, disfunção cerebral e/ou diminuição da sensibilidade aos osmorreceptores.
Saiba mais sobre alimentação saudável em:
https://brainly.com.br/tarefa/47039432
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,......