O Manifesto alimentou a chama dos esforços empreendidos para a reconstrução educacional do país e entre outras denúncias condenou os sistemas de ensino estaduais existentes, que tinham sido reformulados na década de 1920 de forma empírica, fragmentária e já superada" (MARCHELLI, 2014, p. 1493). Leia as afirmações relacionadas ao Manifesto dos Pioneiros e assinale a alternativa correta:
Respostas
A alternativa que está correta sobre o Manifesto dos Pioneiros é letra ''C'' - O Manifesto dos Pioneiros foi um documento que reafirmava a importância da educação para o desenvolvimento do país e reivindicava uma educação pública, obrigatória, gratuita, leiga e igual para ambos os sexos.
Manifesto dos Pioneiros
Em 1932, um grupo de 26 educadores fizeram um manifesto, propondo a reforma do sistema educacional brasileiro.
O Manifesto foi redigido por Fernando de Azevedo, e assinado por várias pessoas importantes, entre professores, escritores e intelectuais.
O Manifesto teve origem na década de 1920:
- 1920 - reforma educacional de Sampaio Dória;
- 1922 - Semana da Arte Moderna;
- 1924 - com a criação da Associação Brasileira da Educação, onde os educadores criticavam e apresentavam alternativas para a educação no Brasil.
Com a vitória da Revolução de 1930, Getúlio Vargas propôs a reforma do ensino em todos os níveis.
O Manifesto propunha, entre outros:
- ensino obrigatório e gratuito até os 18 anos;
- criação de um fundo para a educação;
- criação de universidades.
Contra o Manifesto, havia um grupo que apoiava a igreja e que lutava pelo ensino religioso obrigatório. Os dois grupos apresentaram suas proposições que ansiavam verem incluídas na Constituição de 1934, e ambos conseguiram que alguns dos seus princípios fossem aprovados.
Complementando a tarefa
a. O Manifesto dos Pioneiros foi um documento que defendia a separação entre homens e mulheres nas escolas e o estudo articulado aos princípios cristãos, embora defendesse uma educação pública gratuita.
b. O Manifesto dos Pioneiros foi um documento lançado por um grupo de educadores e intelectuais que almejava a divisão das classes sociais para que pobres frequentassem a escola pública e ricos a escola privada.
c. O Manifesto dos Pioneiros foi um documento que reafirmava a importância da educação para o desenvolvimento do país e reivindicava uma educação pública, obrigatória, gratuita, leiga e igual para ambos os sexos.
d. O Manifesto dos Pioneiros foi um documento lançado por um idealista que tinha como objetivo unificar as práticas pedagógicas para que todos tivessem as mesmas condições de aprendizagem no Brasil.
e. O Manifesto dos Pioneiros foi um documento que defendia o direito igualitário entre homens e mulheres, mas acreditava que a educação pública deveria ser oferecida apenas para as pessoas que conseguiam comprovar que não tinham uma boa condição financeira.
Entenda mais sobre Manifesto dos Pioneiros em:
https://brainly.com.br/tarefa/48283693
#SPJ4
Resposta:
c)
O Manifesto dos Pioneiros foi um documento que reafirmava a importância da educação para o desenvolvimento do país e reivindicava uma educação pública, obrigatória, gratuita, leiga e igual para ambos os sexos.
Explicação: