1-A França é uma monarquia. O rei representa a nação inteira, e cada pessoa não representa outra coisa senão um só indivíduo ante o rei. Em consequência, todo poder, toda autoridade, reside nas mãos do rei, e só deve haver no reino a autoridade que ele estabelece. Deve ser o dono, pode escutar os conselhos, consultá-los, mas deve decidir. Deus que fez o rei dar-lhe-á as luzes necessárias, contanto que mostre boas intenções. Luís XIV – Memórias sobre a arte de governar. Podemos caracterizar o absolutismo monárquico posto em prática nos países europeus durante a Idade Moderna como: a) uma aliança entre um monarca absolutista e a burguesia mercantil, a fim de dominar e excluir o poder da nobreza. B) uma aliança bem-sucedida entre a burguesia e o proletariado. C) uma forma de governo autoritária, cujo poder estava centralizado nas mãos de uma pessoa que exercia todas as funções do Estado. D) um sinônimo de tirania exercida pelo mona
Respostas
O absolutismo monárquico vivenciado nos países europeus durante a Idade Moderna pode ser caracterizado como um governo autoritário, de poder centralizado nas mãos de uma única pessoa. Alternativa C.
Absolutismo na Europa
O absolutismo era sustentado por preceitos religiosos, uma concepção forte para os populares que entendiam qualquer fator de cunho religioso como digno de total respeito, não obstante, a figura do governante, o rei, era a própria ilustração da força divina que dava a um homem o poder e a sabedoria de cuidar daquele povo, portanto, a obediência se tornava algo primordial.
Os governantes, por sua vez, se aproveitavam da ingenuidade, das crenças fervorosas mantidas pelos populares para estabelecer abusos, a exemplo das cobranças exorbitantes de impostos que criavam cenários de clara desigualdade social, onde os reis e demais nobres viviam na riqueza, e as classes trabalhadoras uma vida miserável.
Aprenda mais sobre o absolutismo monárquico nos países europeus: brainly.com.br/tarefa/22756237
#SPJ4