• Matéria: História
  • Autor: yasmimaraujo895
  • Perguntado 2 anos atrás

As historiadoras Lília Schwarcz e Heloísa Starling em seus estudos sobre a Constituição de 1988, afirmam que: "O novo texto constitucional tinha a missão de encerrar a ditadura, o compromisso de assentar as bases para a afirmação da democracia no país, e uma dupla preocupação: criar instituições democráticas sólidas o bastante para suportar crises políticas e estabelecer garantias para o reconhecimento e o exercício dos direitos e das liberdades dos brasileiros. "

As afirmações feitas pelas historiadoras são:

( )Falsas
( )Verdadeiras

Respostas

respondido por: britodavim
0

São verdadeiras as colocações feitas pelas historiadores Lília Schwarcz e Heloísa Starling, ao afirmar o papel da Constituição de 1988, no contexto da redemocratização do Brasil, após 21 anos de supressão de direitos políticos pela Ditadura Militar (1964-1985).

A Constituição Federal de 1988

A Constituição Federal de 1988 foi a concretização do fim da Ditadura Militar no Brasil, que mesmo encerrada em 1985, não havia rompido definitivamente com os resquícios do governo autoritário.

Dessa maneira, a ruptura entre o regime ditatorial e a redemocratização veio por meio da Constituição Federal de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, que afirmava a democracia e criava mecanismos de garantir a cidadania e a liberdade.

Aprenda mais sobre a Constituição Federal de 1988 em: https://brainly.com.br/tarefa/47001512

#SPJ4

Perguntas similares