As evoluções tecnológicas vividas no mundo contemporâneo vêm transformando a sociedade e as relações entre os Estados e as pessoas. A mobilidade do ser humano atingiu níveis nunca antes imaginados, sendo possível chegar de um lado ao outro do mundo em menos de 24 horas. Esta mobilidade também inclui bens e serviços, dando a tônica do mundo globalizado do Século XXI. Nesse contexto, os riscos de doenças e outros agravos à saúde se amplificaram intensamente. Hoje, uma epidemia que se inicia na China pode chegar ao Brasil no dia seguinte. O Brasil reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado (CF, Art. 196), devendo este se organizar para a eliminação ou controle dos riscos à saúde que existirem em nossa sociedade. Atualmente, a organização do Estado brasileiro no que se refere à vigilância dos riscos de doenças e outros agravos à saúde é fragmentada, havendo (a) ___________ (focada em bens, produtos e serviços), (b) ___________ (doenças transmissíveis e investigações de outros riscos) e (c) _____________ (meio ambiente em geral, inclusive o do trabalho). Fonte: AITH, F. ; DALLARI, S. G. Vigilância em saúde no Brasil: os desafios dos riscos sanitários do século XXI e a necessidade de criação de um sistema nacional de vigilância em saúde. Revista de Direito Sanitário, Brasil, v. 10, n. 2, p. 94-125, out. 2009. " Assinale uma das alternativas a seguir que complete CORRETAMENTE as lacunas (a), (b) e (c): a. (a) a vigilância sanitária (b) a vigilância epidemiológica (c) a vigilância ambiental em saúde b. (a) a vigilância epidemiológica (b) a vigilância sanitária (c) a vigilância ambiental em saúde c. (a) a vigilância ambiental em saúde (b) a vigilância epidemiológica (c) a vigilância sanitária d. (a) a vigilância epidemiológica (b) a vigilância sanitária (c) a vigilância do trabalho e. (a) a vigilância do trabalho (b) a vigilância epidemiológica (c) a vigilância ambiental
Respostas
respondido por:
0
Diante do texto sobre a disseminação rápida de doenças e as medidas para evitar e controlar esses riscos a nossa saúde, temos os tipos de vigilâncias que completam de modo adequado as lacunas vazias. São elas:
- (a) vigilância sanitária;
- (b) vigilância epidemiológica;
- (c) vigilância ambiental em saúde.
Portanto, o gabarito para esta questão é a alternativa A.
Caracterizando os tipos de vigilâncias:
- Vigilância sanitária: aquela que representa um conjunto se ações que conseguem diminuir, eliminar ou prevenir todos os riscos que relacionam-se à saúde, além de intervir nos tantos problemas sanitários referentes ao meio ambiente, assim como aqueles serviços prestados pela saúde.
- Vigilância epidemiológica: é aquela que representa os determinantes dos problemas voltados à saúde coletiva humana.
- Vigilância ambiental em saúde: referente aquelas ações que visam a prevenção e a detecção de qualquer fator ambiental que desencadeia problemas voltados à saúde humana.
- Vigilância saúde do trabalhador: é aquela que refere-se as ações de prevenção e detecção dos problemas que agravam a saúde do trabalhador, assim como o ambiente que ele esta exposto e seus riscos.
Entenda mais sobre vigilância aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25468351
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,,,.,.,.,........