• Matéria: Biologia
  • Autor: layzzinhalayse4005
  • Perguntado 2 anos atrás

A inflamação crônica é um processo que persiste após uma inflamação aguda, na qual o agente infeccioso se torna resistente, persistindo a presença de fenômenos vasculares, exsudativos e reparativos. Nesse contexto, por que na inflamação crônica pode haver ocorrência de granulomas?

Respostas

respondido por: gabrielamorip
0

Na inflamação crônica pode haver a formação de granulomas porque eles consistem em uma forma de isolar e conter o avanço do agente infeccioso, por meio da formação de uma estrutura com bordas delimitadas na presença de células da imunidade.

Infecções crônicas

As infecções ocorrem quando o organismo é invadido por agentes estranhos causadores de doenças, como os vírus, as bactérias e os fungos. Assim, alguns agentes são capazes de resistir ao sistema imunológico e dar origem a infecções crônicas.

Nesses casos, o sistema imune pode reagir com a formação de granulomas, os quais podem ser constituídos por macrófagos, corpos estranhos, agentes infecciosos, linfócitos, neutrófilos, células gigantes, entre outros. Portanto, essa é uma forma de tentar conter o agente e impedir sua disseminação.

Outra questão sobre granulomas:

https://brainly.com.br/tarefa/13372116

#SPJ4

Perguntas similares