1. (FUVEST-SP/2002) – Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil. " (Manifesto dos ministros militares à Nação, em 29 de agosto de 1961). Esse Manifesto revela que os militares * a) estavam excluídos de qualquer poder no regime de democracia presidencial. B) eram favoráveis à manutenção do regime democrático e parlamentarista. C) justificavam uma possibilidade de intervenção militar armada no Brasil. D) apoiavam a interferência externa nas questões de política interna do país
Respostas
A movimentação dos ministros militares tinha o objetivo de justificar intervenção armada, o que culminou na Campanha da Legalidade, alternativa C).
A Campanha da Legalidade
Com a renúncia do presidente Jânio Quadros os Ministros Militares que detinham certo poder estavam dispostos a vetar a posse do vice João Goulart, que na ocasião estava em viagem. A intenção era um golpe de estado por parte dos militares que reconheciam em Jango uma liderança comunista.
Dessa forma, deflagrou-se a Campanha da Legalidade, um movimento que teve o destaque de Leonel Brizola como um do lideres para garantir a posse e permanência de Jango no cargo de presidente do Brasil.
No texto, vemos a expressão dos ministros militares da época como justificativa para uma possibilidade de intervenção armada no Brasil. Alternativa correta letra C).
Saiba mais a respeito de campanha da legalidade aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7872220
#SPJ4