• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: chrisbernardo5924
  • Perguntado 3 anos atrás

As instalações prediais de esgoto sanitário são destinadas a coletar, conduzir e afastar da edificação os despejos provenientes do uso de equipamentos sanitários, e dar-lhes correta destinação. A destinação final do esgoto sanitário será a rede pública de coleta, quando disponível, ou sistema particular de recebimento e pré-tratamento destes efluentes, no caso de regiões que não possuam coleta e tratamento da rede pública. O correto conhecimento e dimensionamento das partes componentes das instalações de esgoto sanitário é de fundamental importância, e garantirá a eficiência do funcionamento do sistema de esgotamento sanitário predial. Analise as alternativas sobre os detalhes dos diversos componentes da instalação predial de esgoto sanitário. I. O tubo de queda é a tubulação vertical existente nas edificações com dois ou mais pavimentos, responsável por receber os efluentes oriundos dos ramais de esgoto e dos ramais de descarga, e sempre que possível, deverá ser instalado sem desvios no alinhamento vertical e com o mesmo diâmetro em todo percurso. II. A ligação do ramal de ventilação, até a coluna de ventilação, deverá ser executada de forma a impedir o acesso do esgoto sanitário até o interior deste ramal de ventilação, e toda a tubulação deverá ser instalada com um aclive mínimo de 1%. III. A tubulação horizontal que recebe os efluentes de um ou mais tubos de queda ou ramais de esgoto é chamado de subcoletor, e preferencialmente, deverá ser instalado na parte não edificada do lote, e no caso de construções com vários pavimentos, em geral são fixados na laje de cobertura do subsolo, por meio de braçadeiras. IV. O coletor predial é o trecho da tubulação compreendido entre a última inserção do subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga e a coleta pública e cada edificação deverá executar sua própria instalação de esgoto, com sua respectiva ligação ao sistema de coleta pública, que deverá funcionar por gravidade. V. O diâmetro mínimo do subcoletor deverá ser de 100mm e sua declividade mínima deverá

Respostas

respondido por: thipolido
2

De acordo com a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) 8160 que é a norma que parametriza os sistemas prediais de esgoto sanitário, todas as afirmações estão corretas, ou seja I, II, III, IV, V. A questão completa apresenta cinco alternativas e a certa é a letra E.

Instalações Prediais de Esgoto Sanitário

A NBR 8160 é extremamente importante quando se trata das instalações de esgoto sanitário, pois ela parametriza como elas devem ser feitas. Sua ultima atualização foi em 1999.

A norma é composta por 8 tópicos, que são:

  1. Objetivo.
  2. Referências Normativas.
  3. Definições.
  4. Requisitos Gerais.
  5. Dimensionamento.
  6. Execução.
  7. Manutenção.
  8. Qualidade.

A NBR 8160 é importante dentro da construção civil, mas é devemos salientar que os calculistas devem domina-la, devido a responsabilidade do dimensionamento correto.

Complemento da questão:

"V. O diâmetro mínimo do subcoletor deverá ser de 100mm e sua declividade mínima deverá ser 2%, conectados com caixas de inspeção ou outros dispositivos para permitir sua manutenção e a distância do coletor predial até o coletor público deverá ser no máximo de 15m.

Conforme apresentado no texto, são verdadeiras as afirmativas:

a. I, III e V

b. III, IV e V

c. I, II e IV

d. II, IV e V

e. I, II, III, IV e V"

Saiba mais sobre instalações prediais em: https://brainly.com.br/tarefa/12050207

#SPJ4

respondido por: CassandraMorais
0

Resposta:

E)

Explicação:

e. I, II, III, IV e V"

Perguntas similares