Respostas
Diante da biossegurança, no que se refere a avaliação de riscos, podemos afirmar que ao nos depararmos com um agente biológico desconhecido (novo), sem ter informações consistentes quanto a sua transmissão, devemos "pecar por excesso", ou seja, considerar uma transmissão de alto risco como a de aerossol, pelo menos até que se tenha mais informações.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa D.
Caracterizando a biossegurança
A biossegurança pode ser definida como aquela que previne, minimiza e/ou elimina os riscos referentes as atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e aquelas atividades prestadas ao serviços que podem comprometer a saúde de uma ser humano, um animal ou o meio ambiente.
Ou seja, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a biossegurança é utilizada para analisar e administrar os riscos a vida de qualquer ser vivo ou daqueles associados ao ambiente.
Complemento do enunciado
a) O número de organismos infectados por unidade de volume (concentração de organismos infectados) não é importante na determinação do risco.
b) A origem (localização geográfica, hospedeiro, et do material potencialmente infeccioso não é importante para avaliação dos riscos.
c) Não é importante considerar a patogenicidade de um agente biológico na avaliação de riscos.
d) Ao trabalhar com um agente biológico novo, com modo de transmissão ainda desconhecido, recomenda-se considerar sua transmissão por via aerossol, ou seja, de alto risco, até que se tenha mais dados.
e) A existência de vacinas profiláticas não interfere na avaliação de risco de agentes biológicos.
Entenda mais sobre biossegurança aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/23623054
#SPJ4
88**9**93**76**82**55**.,,,,.,.,.,........