1) "[. ] Ernest Renan disse que três coisas constituem o princípio espiritual da unidade de uma nação: '. A posse em comum de um rico legado de memórias. , o desejo de viver em conjunto e a vontade de perpetuar, de uma forma indivisa, a herança que se recebeu'. [. ] Para dizer de forma simples: não importa quão diferentes seus membros possam ser em termos de classe, gênero ou raça, uma cultura nacional busca unificá-los numa identidade cultural, para representá-los todos como pertencendo à mesma e grande família nacional. " O texto-base traz um excerto do teórico cultural Stuart Hall (1932-2014) a respeito do conhecido ensaio O que é uma nação? (1882), do francês Ernest Renan. Com relação à crítica que Hall faz da visão nacionalista de Renan, podemos destacar que: Alternativas: a) Hall considera que a visão nacionalista de Renan peca por estar descolada da realidade do século XIX, à qual o texto do intelectual francês pertence. B) Hall tem em mente que a concepção sobre o nacionalismo de Renan era frágil devido à ausência de citações de Benedict Anderson pelo intelectual francês. C) Hall critica Renan por sua concepção muito ampla de nacionalismo, que permite que se alberguem sob a nação grupos minoritários que não poderiam pertencer a ela. D) Hall acredita que Renan não foi claro o bastante para formular sua teoria do nacionalismo, deixando-a à mercê das críticas. E) Hall propõe que a concepção de nacionalismo formulada por Renan é excludente e fechada, fazendo com que sua busca pela uniformidade social levasse ao silenciamento de minorias
Respostas
Sobre a crítica de Hall à visão nacionalista de Renan, podem ser destacados os seguintes pontos: e) Hall propõe que o conceito de nacionalismo formulado por Renan é excludente e fechado, e que, por isso, sua busca pela unidade social leva ao silêncio das minorias.
Nacionalismo
O historiador francês Ernest Lena desenvolveu um argumento em defesa do princípio nacional.
O sentido da nação como resultado da vontade comum do presente diante do esquecimento da violência e da valorização de seu passado glorioso.
A nação é definida pelo autor como "uma alma, um princípio espiritual".
Hall se concentra na construção de identidade e no pensamento dela. Assim, para Hall, sua crítica às ideias de Ernest Renan sobre o estado do indivíduo está muito mais relacionada à posição dentro da cultura que impossibilita o indivíduo de construir uma verdadeira identidade.
Eliminamos a possibilidade de status social observável quando vemos a sociedade em suas diversas manifestações culturais.
Leia mais sobre nacionalismo em: https://brainly.com.br/tarefa/3633187
#SPJ4