Durkheim é considerado um dos elementos da tríade de pensadores que consolida a Sociologia como ciência. Porém, diferente dos outros componentes do grupo, Marx e Weber, que se debruçam sobre os padrões de relacionamento entre indivíduo, estruturas sociais e Estado, Durkheim trabalha na construção das ferramentas da análise sociológica. Qual é o texto em que Durkheim dispõe sua interpretação da empiria sociológica e quais os elementos que se dispõe a analisar?
Respostas
De acordo com Durkheim e seu estudo sobre a sociologia, torna - se possível dizer que o texto é as regras do método sociológico, onde ele define regras para a análise sociológica, portanto a alternativa C é a correta.
Empiria sociológica
A ideia ou conceituação de empiria sociológica acontece a partir da ótica de que todos os acontecimentos relacionado a vida em sociedade é vivido e visto a partir da experiência e de análises científicas associadas a essas vivências , ou seja, a sociologia se diferencia da filosofia por possuir um caráter cientifico.
Desse modo, a sociologia e o empirismo na sociologia parte da ideia de que todos os fatos sociais são importantes para seus estudos e observações em seus padrões de existência.
Abaixo, o restante da questão não descrita que diz assim:
a) O suicídio. Nesse texto, Durkheim define os parâmetros para a análise sociológica, além do elemento mais importante de suas teoria, a descrição da consciência coletiva, que, por meio do todo, condiciona a ação individual.
b) As regras do método sociológico. Nesse texto, elementos como a coerção social são identificados a fim de advertir cientistas e sociológos sobre a imprevisibilidade do comportamento humano quando em grupos sociais.
c) As regras do método sociológico. Nesse texto, Durkheim define as regras necessárias para a análise sociológica segundo o escopo científico, de forma a diferenciá-la da Filosofia. Paralelamente, determina a existência do que chamou de “fato social”, elementos que deveriam estar presentes nas análises da ciência, uma vez que os comportamentos e padrões de relacionamento sempre seriam fatos sociais.
d) A divisão do trabalho social. Nesse texto, Durkheim elenca todas as possibilidades de ocupação e exercício dos papéis sociais em sociedades modernas, descrevendo a impossibilidade de alternância desses papéis e que esse cenário deveria ser levado em conta pela Sociologia, tornando seu objeto de estudo mais estável.
e) O suicídio. Nesse texto, Durkheim analisa o processo de anomia, ou seja, a perda de sentido das ações sociais, elemento que tornou sua teoria muito próxima da Filosofia hegeliana e, portanto, de uma produção materialista da empiria sociológica.
Para saber mais sobre Durkheim, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/756828
#SPJ4