• Matéria: Química
  • Autor: jademercuri13081
  • Perguntado 2 anos atrás

Quando moléculas, átomos ou íons aproximam-se uns dos outros, dois fenômenos podem ocorrer: (i) eles podem reagir ou (ii) eles podem interagir. Uma reação química por definição requer que ligações químicas sejam quebradas e/ ou formadas. Usualmente as energias envolvidas neste processo variam entre 50 e 100 kcal. Mol-1. Uma interação química significa que as moléculas se atraem ou se repelem entre si, sem que ocorra a quebra ou formação de novas ligações químicas. Estas interações são frequentemente chamadas de interações não covalentes ou interações intermoleculares

Respostas

respondido por: gabrielamorip
2

Sobre as interações intermoleculares, é correto afirmar que quanto maior a interação entre as moléculas, mais energia deve ser fornecida ao sistema para romper as interações molécula-molécula e então passar à fase vapor, por essa razão, quanto mais intensas as interações intermoleculares, maior deverá ser o ponto de fusão.

Portanto, as afirmações I e II estão corretas, sendo a II uma justificativa da I.

Interações intermoleculares

As interações intermoleculares são as interações químicas presentes entre moléculas. Elas variam de intensidade a depender das características fisico-químicas das moléculas, como o fato de serem polares ou apolares.

Nesse sentido, quanto maior a força de interação entre as moléculas, maior a energia necessária para a mudança de estado físico e, portanto, maior o ponto de fusão.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I- Quanto mais intensas as interações intermoleculares, maior deverá ser o ponto de fusão.

PORQUE

II- Quanto maior a interação entre as moléculas, mais energia deve ser fornecida ao sistema para romper as interações molécula-molécula e então passar à fase vapor.

Outra questão sobre interações intermoleculares:

https://brainly.com.br/tarefa/39370430

#SPJ4

Perguntas similares