Que cidades! Sobre elas pairavam nuvens de fumaça, viviam impregnadas de sujeira e os serviços públicos básicos – o abastecimento de água, os serviços sanitários, a limpeza das ruas, parques e jardins, etc. – não conseguiam atender as levas e levas de homens que para elas migravam. Essa situação calamitosa era responsável, sobretudo depois de 1830, pelas epidemias de cólera, de febre tifóide e as constantes e pavorosas perdas humanas causadas pelos dois grandes agentes mortíferos que assolavam os centros urbanos do século XIX: a poluição do ar e da água, ou as doenças intestinais e respiratórias. As populações das novas cidades. Viviam apinhadas em cortiços superpovoados, cujo aspecto desolador confrangia o coração daqueles que aventuravam a observá-los. "(APUD: HUNT
Respostas
As cidades em que eram cenas comuns as nuvens de fumaça, sujeira e da insuficiência dos serviços básicos, marcou o contexto social onde houve a: “constituição de uma classe de assalariados que tinha na venda de seu trabalho a única fonte de subsistência. ” (alternativa c)
As cidades europeias e a Revolução Industrial
Com a Revolução Industrial, as cidades europeias se transformaram de maneira rápida, onde um grande número de pessoas passou a habitar as cidades.
Nesse contexto de grande aglomeração urbana, surgiram diversas epidemias como a cólera e a febre de tifoide, situações que tornava mais difícil a vida dos trabalhadores assalariados nas cidades.
As mudanças provocadas pela Revolução Industrial refletiram em todos os setores da sociedade e envolveu tanto a transformação do espaço natural, quanto das relações de trabalho e do aumento da produção.
As alternativas para a questão são:
O texto descreve uma cena verificada na cidade de Manchester no decorrer da Revolução Industrial. Os resultados sociais desta revolução nos meados do século XIX, consistiram em:
a) Melhoria das condições de trabalho nas fábricas de tecido, com a redução das jornadas de trabalho;
b) Organização do mercado de trabalho de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados;
c) Constituição de uma classe se assalariados que tinha na venda de seu trabalho a única fonte de subsistência;
d) Aumento da taxa de acumulação e de lucro em consequência da introdução de máquinas na indústria;
e) Organizar o mercado de trabalho, aumentar o poder aquisitivo da classe assalariada e reduzir jornada de trabalho diária.
Aprenda mais sobre a situação das cidades durante a Revolução Indistrial em: https://brainly.com.br/tarefa/408634
#SPJ4