10. (UFC-CE) Emílio Garrastazu Médici foi o 28º presidente da República do Brasil e governou o País entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974. O governo de Médici entrou para a história como um mais repressores do regime militar e foi chamado de "Anos de Chumbo". Seu mandato ficou marcado tanto pelo aumento da repressão como pelo crescimento da economia, fenômeno que foi conhecido como "Milagre Econômico". Leia a seguir o trecho de uma canção de Chico Buarque, lançada e proibida em 1978: Hoje você é quem manda Falou, tá falado Não tem discussão A minha gente hoje anda. Falando de lado E olhando pro chão, viu Você que inventou esse estado E inventou de inventar Toda a escuridão. Você que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar O perdão. " Identifique nas alternativas abaixo a que corresponde ao contexto da história do Brasil que a canção criticava. * a) O governo de Getúlio Vargas, caracterizado pela centralização e personalização do poder e pela suspensão dos direitos constitucionais. B) O governo de Médici, que intensificou a repressão aos opositores, tornou a censura ainda mais rígida e manteve o Ato Institucional nº5, que lhe dava poderes para fechar o congresso. C) O governo de Médici, que, a partir das críticas feitas pela sociedade, foi se encaminhando à abertura democrática. D) O governo de Castelo Branco e o Ato Institucional nº3, que extinguiu os partidos, acabou com as eleições e reprimiu os movimentos de trabalhadores do campo e da cidade. E) A Junta Militar, que, para resistir aos ataques dos grupos de extrema esquerda, teve de aumentar o controle sobre os meios de comunicação
Respostas
A respeito do governo de Emílio Médici, período da ditadura onde houve o maior número de repressão, conhecido como "Anos de Chumbo" e a letra de Chico Buarque na música "Apesar de Você", podemos afirmar que a alternativa correta é a letra C).
"Apesar de Você" e a Crítica à Ditadura
A música de Chico Buarque intitulada de "Apesar de Você" criticava a forte repressão e censura presente na ditadura, principalmente no governo de Emílio Médici, que por conta da censura, esta música só pode ser lançada anos depois de sua produção, com o fim do governo de Médici.
A música passou despercebida por conter uma possível interpretação de um amor perdido, porém, na realidade, estava fazendo uma denúncia à repressão dos governos ditadores. O teor musical que lutava contra a censura e violência causada pela ditadura, fica evidente neste trecho:
"Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia."
Saiba mais sobre "Apesar de Você" e a Crítica à Ditadura" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21526934
#SPJ4