No período pós-guerra, os principais países desenvolvidos da Europa constituíram os Estados de Bem-Estar Social (Welfare State), com o objetivo de reerguer as economias e constituir Estados fortes e compromissados com a democracia e a justiça social. Nesse mesmo período, ganhou força no Brasil a ideologia "desenvolvimentista". Sobre o sanitarismo desenvolvimentista é CORRETO afirmar:
a. A ideologia desenvolvimentista apontava a relação pobreza-doença-subdesenvolvimento como responsabilidade dos indivíduos. B. A ideologia desenvolvimentista defendia que a implementação de políticas para melhorar o nível de saúde da população resultaria em desenvolvimento. C. A ideologia desenvolvimentista reafirmava a centralidade das campanhas de saúde pública para a transformação social e política do país. D. A ideologia desenvolvimentista combinou ações e serviços da saúde pública e do sistema previdenciário para a prevenção das doenças transmissíveis.
Respostas
Sobre o sanitarismo desenvolvimentista no Brasil durante o período do pós segunda guerra mundial podemos afirmar que era a implementação de políticas públicas pelo estado para melhorar a saúde da população e assim atingir o desenvolvimento, portanto a alternativa B é a correta.
Sanitarismo desenvolvimentista
Para os defensores do sanitarismo desenvolvimentista no Brasil durante período do pós Guerra o governo deveria investir em combate a doenças e saneamento básico como forma de alcançar o desenvolvimento do país.
Este período no Brasil ficou marcado pela ideologia nacional desenvolvimentista, e na área da saúde destacava-se o debate da relação existente entre saúde e desenvolvimento.
Neste contexto surgiram diversos intelectuais que defendiam o sanitarismo desenvolvimentista, sendo o principal deles Mário Magalhães da Silveira.
Saiba mais sobre saneamento básico aqui: https://brainly.com.br/tarefa/29040822
#SPJ4