Computação forense, também conhecida como ciência forense computacional, é um ramo da ciência forense digital pertencente às evidências encontradas em computadores e em mídias de armazenamento digital.
Considerando esse contexto, qual afirmativa está correta?
Respostas
E. O cenário de impunidade no ambiente digital tem mudado, com métodos de investigação para os crimes digitais utilizando técnicas e conhecimentos específicos, o que permite a investigação e comprovação desses crimes.
Explicação:
Apesar da falsa percepção de impunidade no ambiente digital, os métodos de investigação para os crimes digitais exigem conhecimentos específicos que permitem a investigação e a comprovação desses crimes. Para isso, são utilizadas técnicas forenses, além de conhecimentos técnicos, como sistemas operacionais, redes, programação e coleta e análise de dados. O perito também deve ter conhecimentos legais que permitam gerar as provas dos crimes digitais. Em procedimentos forenses, diversos profissionais podem estar envolvidos, como peritos particulares, auditores de sistemas, profissionais de TI, além de juízes, advogados, delegados, promotores e demais profissionais da área do Direito. Durante um procedimento forense, um grande desafio do perito é a análise lógica, na qual deve ser analisado arquivo por arquivo, avaliando o conteúdo de cada um deles. Mesmo com a evolução desse assunto, ainda não existem muitos profissionais no mercado capazes de realizar essas análises.