• Matéria: ENEM
  • Autor: ServadeDeus5911
  • Perguntado 3 anos atrás

"O abscesso amebiano é a forma mais comum de amebíase extraintestinal. Decorre da migração dos trofozoítos através da veia mesentérica superior até ao fígado, onde causa inflamação, degeneração e necrose. Nos países onde a amebíase invasiva tem alta prevalência, o abscesso hepático é mais frequente, constituindo uma grave complicação. "Considerando o contexto apresentado, identifique as alternativas que correspondem a medidas profiláticas: I - Uso de inseticidas no domicilio. II - Uso de repelentes no corpo. III - Proteção de alimentos. IV - Uso de telas em janelas. V - Tratamento da água

Respostas

respondido por: MPia22
0

A amebíase é uma doença infecciosa adquirida através de alimentos e água contaminados, por isso, as afirmativas que apresentam medidas profiláticas são as afirmativas III e V.

O que é Amebíase

A amebíase é uma doença infecciosa causada pelo protozoário E. Histolytica, contraído pela ingestão de alimentos e água contaminados por fezes.

A contaminação ocorre em duas etapas:

  • 1° etapa - o indivíduo ingere os chamados cistos. Eles passam pelo processo digestivo, praticamente intactos, até chegar no intestino delgado.
  • 2° etapa - chegando ao intestino delgado, os cistos eclodem dando origem a forma trofozoíta que se dirige ao intestino grosso formando uma colônia.

A colônia formada vive em certo equilíbrio com o indivíduo hospedeiro, se alimentando de bactérias e detritos, porém, no momento em que esse equilíbrio é quebrado, migram pelo organismo do indivíduo infectado, atingindo outros órgãos.

Essa migração é a chamada amebíase extraintestinal.

Conheça mais sobre Amebíase aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/465431

#SPJ4

Perguntas similares