Estudos realizados pelo grupo de pesquisadores do mundo inteiro que trabalham em conjunto desde 1990 mapeando o genoma humano indicam que todas as pessoas apresentam semelhanças em cerca de 99,9% do dna. Dessa forma, apenas 0,01% nos diferencia e faz com que tenhamos fenótipos (características físicas e externas) diferentes, entre elas, cor de olhos, pele e cabelos, altura, entre outras. Traçar o perfil genético através do cariótipo já é uma conquista científica sem precedentes, contudo, ter a possibilidade de descrever uma pessoa a partir de uma única gota de saliva ou fio de cabelo, é algo inacreditável, mas isso hoje é possível e até comum, com os testes de dna, que imprimem nossa identidade genética e nos diferenciam uns dos outros. Atualmente, os testes de dna são usados com diversas finalidades, em teste criminológicos, em testes de paternidade, para identificar doenças, elucidando crimes cometidos há mais de 30 anos etc. Considerando o texto e o conteúdo estudado sobre as estruturas e funções das mitocôndrias, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Cerca de 80% do dna presente nas mitocôndrias é de origem materna. No entanto, para testes genéticos e de paternidade, o mais conveniente é extrair amostra do dna nuclear. Porque: ii. O dna mitocondrial deixa de ser produzido em determinada fase do desenvolvimento humano, e se torna raro conforme o indivíduo envelhece. Sendo assim, é melhor que se colete amostras do dna do núcleo. A seguir, assinale a alternativa correta:
Respostas
Podemos concluir então que a asserção I é correta e a II é falsa, já que o DNA mitocondrial na fase de desenvolvimento continua a ser produzido.
Teste de DNA
O Teste de DNA é o termo médico para uma série de testes realizados em amostras de cromossomos, genes e proteínas a fim de detectar alterações e anormalidades na composição genética de uma pessoa. Este método também é conhecido como teste genético.
O DNA mitocondrial é o material genético do DNA localizado nas mitocôndrias. As mitocôndrias são organelas nas células eucarióticas que transformam a forma de energia química dos alimentos que podem ser usados pela célula em trifosfato de adenosina.
Núcleo, ou núcleo celular, é uma organela celular que regula todas as funções celulares. O núcleo é a maior célula que contém informação genética na forma de DNA e é redondo ou oval dependendo do tipo de célula.
Aplicando ao exercício
Podemos concluir então que a asserção I é correta e a II é falsa, já que o DNA mitocondrial na fase de desenvolvimento continua a ser produzido.
Entenda mais sobre Teste de DNA aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19359772
#SPJ4