• Matéria: Geografia
  • Autor: danimello734
  • Perguntado 3 anos atrás

[No século XVI], seria o Nordeste, com seu solo de aluvião fértil, o massapê, que desenvolveria a lavoura de cana e o fabrico do açúcar, transformando o Brasil em elemento fundamental do Império Português. Não apenas o solo favorecia o plantio da cana e os negócios do açúcar no Nordeste. Servida por vasta rede hidrográfica litorânea, com clima quente e úmido, as comunicações com a Metrópole eram facilitadas pela menor distância em relação à Europa e pelo regime favorável de ventos, fundamental à navegação. O sucesso do empreendimento econômico colonial citado no texto se deveu principalmente à a) condição geográfica da região. B) estagnação do mercado consumidor. C) inexperiência lusa com a produção açucareira. D) indiferença portuguesa com a ocupação efetiva

Respostas

respondido por: martacruzlopes13
0

Através dos recursos existentes país, ocorre uma exploração exacerbada dos mesmos, visto que o objetivo dos portugueses era o enriquecimento. Identificamos a alternativa correta como a letra A) Condição geográfica da região.

Colonização do Brasil

A colonização do Brasil é referente como o período de tempo em que a Corte portuguesa teve domínio sobre o território brasileiro, tendo como objetivo a exploração, o povoamento e o extermínio de povos indígenas, que não cumprissem as suas exigências.

Através da descoberta do continente americano, denominado como Novo Mundo pelos europeus, que desconheciam a sua existência, em Abril de 1500, Pedro Alvares Cabral, navegador e explorador português, desembarca na Bahia, reivindicando posteriormente o Brasil para Portugal.  

Entenda mais sobre colonização da América aqui: https://brainly.com.br/tarefa/43228838

#SPJ4

Perguntas similares