Na sua opiniao as oessoas com deficiência e mobilidade reduzida,tem facil acesso aos transportes públicos?
Respostas
Resposta:
A Constituição Federal de 1988, no seu artigo 227, parágrafo 2°, estabelece que a lei disporá sobre normas de construção de logradouros e dos edifícios de uso público e da fabricação de veículos de transporte coletivo, a fim de garantir o acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência.
Mas sabemos muito bem que estamos no Brasil e nem tudo e flores, nem todos os transportes públicos, ruas, edifícios, entre outros, não tem suporte para deficientes físicos.
Os principais desafios de inclusão de pessoas com deficiência no trabalho, estão associados a: baixa qualificação profissional, adequação do perfil ao cargo, falta de informação a respeito de inclusão e adequação dessas pessoas ao ambiente de trabalho (infraestrutura).
Mesmo compondo 15% da população mundial¹, pessoas com deficiência ainda são consideradas uma minoria, isso porque apesar de serem mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, ainda há muito preconceito e intolerância em relação a esse grupo.
Usar termos preconceituosos e pejorativos é uma forma de opressão contra pessoas com deficiência, e se configura como capacitismo, que no Brasil é crime.
Portanto, é de extrema importância conhecer quais são os termos corretos e quais devem ser evitados.
Pessoas com deficiência já foram referidas como incapacitadas, inválidas e portadoras de deficiência. No entanto, hoje, essas terminologias já não são mais cabíveis, sendo consideradas inadequadas.
Explicação: