A diabetes, conhecida cientificamente como Diabetes mellitus, é uma doença metabólica crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar/glicose no sangue.
Existem dois tipos de diabetes:
Diabete tipo 1 - Doença crônica onde há pouca ou nenhuma produção de insulina pelo pâncreas.
Diabete tipo 2 - Doença crônica que afeta a forma como o organismo processa o açúcar do sangue (glicose).
Diabetes gestacional - Alteração da glicose com aumento de níveis de açúcar durante a gestação.
Pré diabete - Condição com alto níveis de açúcar no sangue sem se enquadrar ainda num na classificação de diabete tipo 2.
Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes mellitus (DM) é um importante e crescente problema de saúde para todos os países, independentemente do seu grau de desenvolvimento. Em 2017, a Federação Internacional de Diabetes (International Diabetes Federation, IDF) estimou que 8,8% (intervalo de confiança [IC] de 95%: 7,2 a 11,3) da população mundial com 20 a 79 anos de idade (424,9 milhões de pessoas) vivia com diabetes. Se as tendências atuais persistirem, o número de pessoas com diabetes foi projetado para ser superior a 628,6 milhões em 2045. Cerca de 79% dos casos vivem em países em desenvolvimento, nos quais deverá ocorrer o maior aumento dos casos de diabetes nas próximas décadas (LEE, 2004).
Analise as afirmações a seguir:
I- As sulfonilureias diminuem a resistência a insulina
II- O diabete de tipo I é caracterizado por falta de insulina
III- Não é aconselhado a administração da insulina juntamente com o propanolol
IV- Os grupos farmacológicos biguanidas e sulfonilureias não podem ser usados em associação porque aumenta o risco de efeitos adversos
É correto o que se afirma apenas em:
Escolha uma:
a.
I, II, III
b.
I, II, III e IV Incorreto
c.
I, II, IV
d.
II e III
e.
I e II
Respostas
Resposta correta é a letra D.
As afirmações II e III estão corretas.
I- Sulfoniluréias: estimulam as células beta do pâncreas (células responsáveis pela produção de insulina) para liberar mais insulina, entretanto, levam ao ganho de peso e a episódios de hipoglicemia.
II- Ao contrário do diabetes tipo 2, o diabetes tipo 1 não ocorre devido ao estilo de vida, mas devido a um defeito no sistema imunológico, que ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, impedindo que o pâncreas possa desempenhar a sua função corretamente.
III- Propranolol pode causar hipo/hiperglicemia. Os beta-bloqueadores podem causar hipoglicemia em não diabéticos, possivelmente devido ao aumento da captação periférica de glicose através do aumento da sensibilidade à insulina.
IV- Chamam-se biguanidas uma classe de fármacos utilizadas como hipoglicemiantes.
As biguanidas, diferentemente das sulfoniluréias não afectam a liberação de insulina. A ação de redução nos níveis de glicose sanguíneo não depende das células beta pancreáticas.