As vias de administração de fármacos possuem biodisponibilidades diferentes, pois é preciso considerar particularidades dos tecidos onde os fármacos estão sendo introduzidos. Nesse contexto, é incorreto afirmar:
A via de administração intravenosa é considerada padrão-ouro, pois apresenta 100% de biodisponibilidade, ou seja, fator=1.
Pela via oral, o fármaco pode ter a biodisponibilidade comprometida em função do metabolismo de primeira passagem.
A via intravenosa exige cuidados, mas uma vantagem é que se pode administrar fármacos com veículos oleosos por essa via.
Para a via sublingual, espera-se uma biodisponibilidade alta, embora menor que a da via intravenosa, pois os vasos do dorso da língua drenam boa parte da dose administrada.
Seguramente, administração pela via subcutânea gera 100% de biodisponibilidade, pois é uma via injetável.
martinlight:
resposta correta é: Seguramente, administração pela via subcutânea gera 100% de biodisponibilidade, pois é uma via injetável.
Respostas
respondido por:
1
A AFIRMATIVA INCORRETA É:
A via intravenosa exige cuidados, mas uma vantagem é que se pode administrar fármacos com veículos oleosos por essa via.
PORQUE:
SUBSTÂNCIAS OLEOSAS, SÃO ADMINISTRADAS APENAS POR VIA IM, intramuscular, POIS A ADMINISTRAÇÃO DESSAS SUBSTÂNCIAS, CAUSA EMBOLIA PULMONAR, que é fatal.
A embolia – ou tromboembolismo – pulmonar é a obstrução da artéria pulmonar e de seus seguimentos por coágulos, geralmente formados nas veias das pernas, e até mesmo, SUBSTÂNCIAS oleosas administradas erroneamente, por via IV intravenosa, que migram até os pulmões pela circulação sanguínea.
Se não for diagnosticada e tratada corretamente, ela pode provocar complicações graves e até morte.
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás