• Matéria: História
  • Autor: murilinho98
  • Perguntado 2 anos atrás

"A primeira memória [da Revolução Farroupilha] é de João da Cunha Lobo Barreto, major do exército imperial e português de nascimento. […] Barreto inicia seu texto afirmando que a abdicação de D. Pedro I abriu espaços para a 'exaltação extraordinária' de ideias. [] No Rio de Grande do Sul, entretanto, a causa principal teria sido uma intriga internacional proporcionada pelo padre José
Antônio Caldas, o líder da independência da Cisplatina Juan Lavalleja e futuro chefe dos farrapos Bento Gonçalves da Silva, que teriam conspirado pela sublevação do Rio Grande, separação do Brasil e união [ao] [...] Uruguai."
SCHEIDT, Eduardo. O processo de construção da memória da Revolução Farroupilha. Revista de História, n. 147, 2002, p. 192.
Adaptado
Como o contexto descrito no texto acima se relaciona com os interesses brasileiros para o início da Guerra do
Paraguai?
A
Os farroupilhos foram financiados pelo exército brasileiro para invadir os países vizinhos.
B
Os governos uruguaio e paraguaio declararam guerra ao governo imperial brasileiro por causa da eclosão da Revolução Farroupilha.
C
O governo imperial brasileiro tinha o interesse de evitar conflitos como a Revolução Farroupilha, por isso interferia nos limites territoriais entre os países vizinhos. D
E
A Revolução Farroupilha foi incentivada pelo governo imperial brasileiro, por isso havia o interesse em expandir os valores desse movimento para aos países vizinhos.
A Guerra do Paraguai foi causada pela vitória dos revolucionários da Farroupilha, militares do governo imperial brasileiro que defendiam a unidade territorial do país.

Respostas

respondido por: vitoriabagomes
0

Resposta:

letra c

Explicação:

Perguntas similares