1. Quais são as funções do sistema respiratório?
2. Como está organizado o sistema respiratório?
3.Quais as funções da zona de condução das vias
respiratórias?
4. Descreva a sequência de eventos que causam o movimento
de ar para dentro dos pulmões durante a inspiração e para fora dos pulmões durante a expiração. Faça um diagrama das mudanças que ocorrem na pressão intrapleural e na pressão alveolar.
5. Quais seriam as consequências de uma inflamação que provocasse um acúmulo de líquido nos alvéolos e espaços intersticiais?
6. Quais são as etapas da respiração pulmonar?
7. Como um pulmão colapsado pode se expandir novamente em um paciente com pneumotórax?
8. O que é complacência pulmonar ?
9. Como o surfactante aumenta a complacência pulmonar? Como o surfactante estabiliza os alvéolos, impedindo o esvaziamento dos pequenos alvéolos nos grandes alvéolos?
10. Por que o espessamento das membranas alveolares compromete o movimento do oxigênio, porém exerce pouco efeito sobre a troca
11. de dióxido de carbono?
12. Quais são os principais estímulos para os quimiorreceptores centrais e periféricos
13. Qual é a relação entre a hemoglobina e a PO2? Como a temperatura, o H+, a PCO2 e o BPG influenciam a afinidade da Hb ao O2?
Respostas
A partir do nosso conhecimento sobre sistema respiratório, podemos inferir que:
1) As funções do sistema respiratório correspondem à obter oxigênio do meio ambiente e levá-lo às células, por outra via, remove do corpo o dióxido de carbono fruto do metabolismo celular.
2) O sistema respiratório está organizado em:
- cavidade nasal
- faringe
- laringe
- traqueia
- pulmões
- brônquios
- bronquíolos
- alvéolos
- Como órgãos acessórios temos os diafragma, músculos intercostais, músculos abdominal e o gradil costal.
3) A zona condutora das vias aéreas tem a função de acondicionar o ar, aquecendo-o, umidificado-o e retirando partículas indesejadas.
4) A sequência de eventos que causam o movimento da inspiração são:
- Contração dos músculos intercostais externos para elevação das costelas
- Movimentação do esterno para frente, com aumento do diâmetro torácico
- O diafragma movimenta-se em direção ao abdome
- Pressão intrapulmonar diminui
- O pulmão se enche
A sequência de eventos que causam o movimento da expiração são:
- Relaxamento dos músculos intercostais externos
- Esterno retorna a posição inicial
- Relaxamento do diafragma em direção ao tórax
- Tamanho de repouso da cavidade torácica
- Pressão intrapulmonar aumenta
- O ar é empurrado para fora dos pulmões
5) Doença pulmonar intersticial ou doença parenquimatosa difusa descrevem o acúmulo anormal de células inflamatórias no tecido pulmonar, causando falta de ar e tosse.
6) As duas etapas da respiração pulmonar são a inspiração e expiração.
7) Para que um pulmão colapsado possa se expandir novamente após pneumotórax, um dreno torácico ou cateter podem ser usados para retirar o ar do espaço pleural.
8) A Complacência pulmonar é compreendida como a variação de volume pulmonar para cada unidade de variação na pressão trans-pulmonar.
9) O surfactante é uma substância que é capaz de reduzir a tensão superficial, produzido fisiologicamente em nossos pulmões, a lipoproteína, tem a função de manter o alvéolo aberto, facilitando as trocas gasosas entre pulmão e o sangue.
10/11) O espessamento das membranas alveolares dificulta difusão, movimento de permeação membranosa que permite que o oxigênio passe para as hemácias e o dióxido de carbono passe em direção contrária para ser eliminado na fase expiratória.
12) Os quimiorreceptores periféricos, localizados nas carótidas e porções da aorta, respondem a alterações nas concentrações de oxigênio e dióxido de carbono no sangue. Já os centrais, localizados na medula, respondem ao aumento ou diminuição no ph.
As repostas desse quimorreceptores, transmitem mensagem aos pulmões para modificar a profundidade, a frequência da ventilação por minuto, frequência cardíaca e pressão arterial.
13) A hemoglobina tem mais afinidade pelo PO2, definida pela concentração de O2 dissolvido e não ligado à hemoglobina. Quatro fatores são conhecidos por influenciar a afinidade entre o oxigênio e a hemoglobina:
- pH
- dióxido de carbono O2
- temperatura
- fosfatos orgânicos
Doenças pulmonares
As doenças pulmonares podem ser crônicas ou agudas, quando o paciente apresenta crises durante curto período de tempo ou permanecem tendo que lidar com seus efeitos por toda a vida.
Cada doença afeta o paciente de forma diferente, podendo desde prejudicar a respiração e até alterar outros aspectos visuais do corpo.
Entre as doenças mais comuns, podemos destacar:
- asma
- pneumonia
- bronquite
- tuberculose
- apneia do sono;
- DPOC
- enfisema pulmonar
- fibrose cística
- embolia
- câncer de pulmão
Aprenda mais sobre sistema respiratório aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5967560
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,.,,,,,,,