Respostas
Resposta:
A agricultura brasileira se desenvolveu muito nas últimas décadas, transformando o Brasil, hoje em dia, em um dos principais produtores agrícolas e pecuários do mundo. Especificamente, a região Sul, objeto deste estudo, foi responsável, em 2006, por aproximadamente 28,8% do valor da produção agropecuária (IBGE, 2009).
A Região Sul, através dessas evoluções, ocupa um lugar de destaque na produção agropecuária, abastecendo dessa forma o mercado interno e externo em diferentes tipos de produtos rurais.
A pecuária intensiva também é bastante desenvolvida na região Sul, que detém o primeiro lugar no ranking na produção brasileira de leite. Parte do leite produzido no Sul é beneficiado por indústrias de laticínio.
A região é responsável por 16,2% do PIB (Produto Interno Bruto Nacional), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No Sul, a economia evoluiu de uma matriz totalmente agrícola para a diversificação industrial, sendo que ambas são as principais fontes de renda da população.
Os principais produtos agropecuários regionais em termos de VP, em ordem decrescente, são: soja, milho, suínos, fumo e arroz. A região é a principal produtora de suínos, fumo, arroz, trigo, entre outros produtos.
Explicação: