A II Guerra Mundial é um evento histórico marcante, que revolucionou o fotojornalismo. Antes, durante e depois da Guerra, muitos fatos transformaram para sempre o uso da fotografia no contexto documental e jornalístico. A seguir, algumas asserções sobre esse período:
I - Ao longo da II Guerra Mundial, os fotógrafos tiveram total liberdade de ação. Isso explica porque, após o conflito, surgiu uma revolução no Fotojornalismo europeu e mundial.
II - A eclosão da II Guerra Mundial interrompeu o desenvolvimento do Fotojornalismo de revista na Alemanha, que estava na vanguarda desse movimento graças, principalmente, a duas publicações: BIZ e MIP.
III - As fotografias de Robert Capa da Batalha da Normandia sofreram uma séria censura e, por isso, apenas onze poses foram publicadas na revista Life.
IV - O primeiro conflito bélico que contou com a presença de fotógrafos na frente de batalha foi a II Guerra Mundial.
Assinale a alternativa que apresenta as asserções CORRETAS:
a. I, III e IV, apenas.
b. II e III, apenas.
c. Apenas II.
d. I e II, apenas.
e. Apenas I.
Respostas
Resposta: *CORRETA* C: Apenas II.
Explicação:
I: eles não tiveram total liberdade de expressão, o governo dos Estados Unidos, por exemplo, exerceu forte pressão sobre o que poderia ser publicado.
III: Os 106 registros da Batalha da Normandia feitos por Robert Capa foram realizados, em duas câmeras fotográficas. Correndo para uma embarcação a fim de fugir das rajadas e das explosões. Os dois rolos de 35mm foram enviados para revelação, sob a responsabilidade do laboratorista Richard Morris, em Londres, mas seu assistente cometeu um erro e pôs em risco todo o trabalho.
IV: O primeiro conflito bélico registrado foi antes dessa época, já que a maquina fotográfica surgiu no ano de 1839, e há registros fotografados da Primeira Guerra Mundial que foi de 1914-1918.