3. Na transição da Idade Média para a Idade Moderna, houve na Europa Ocidental uma série de transformações na economia e nas relações sociais. No âmbito econômico, consolidou-se uma interpretação sobre a passagem de uma sociedade agrícola para uma comercial, com práticas mercantilistas. Veja o que afirma o historiador Pierre Deyon (2004) sobre o mercantislimo: O mercantilismo foi definido e batizado por seus adversários. [...] Denunciando no mercantilismo o triunfo dos interesses egoístas dos mercadores, ignoraram que era também um sistema manufatureiro, agrícola, e toda uma concepção do poder estatal. [...] Do século XVI ao XVIII, ninguém se declarou mercantilista, e não existe nenhuma profissão de fé que permita classificar por comparação os escritos e as práticas econômicas do tempo. [...] Não existe definição comum do mercantilismo e de seus caracteres fundamentais. Nenhum ministro se proclamou mercantilista [...]. O mercantilismo, enquanto sistema de pensamento e de intervenção, foi definido pelos liberais do fim do século XVIII, para designar e desqualificar aqueles cujos argumentos e práticas repudiavam. Esse excerto da obra O mercantilismo evidencia um problema historiográfico pertinente no estudo da Idade Moderna. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa interpretação:
financeiroflacker:
A resposta correta é a letra A. O trecho demonstra que certos conceitos e nomenclaturas não são elaborados por seus contemporâneos, e respondem a interesses específicos do presente em que são formulados.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
respondido por:
0
Resposta: Letra A. O trecho demonstra que certos conceitos e nomenclaturas não são elaborados por seus contemporâneos, e respondem a interesses específicos do presente em que são formulados.
Explicação: O trecho da obra O mercantlismo, de Pierre Deyon, explicita que certos conceitos são forjados a posteriori, não sendo utilizados por seus contemporâneos, e que representam certos interesses no momento de sua formulação – no caso, a defesa do liberalismo no século XVIII. Da mesma forma, podemos citar como exemplos a ideia de Idade Média ou Renascimento.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás