Respostas
Resposta:
Refugiados
1-Quais são os direitos de um refugiado?
Resposta: Um refugiado tem direito a buscar e receber refúgio em um lugar seguro. Contudo, a proteção internacional abrange mais do que a segurança física. Os refugiados devem usufruir, pelo menos, dos mesmos direitos e da mesma assistência básica que qualquer outro estrangeiro residindo legalmente no país, incluindo liberdade de expressão e de movimento, e proteção contra tortura e tratamento degrante.
2-Quem pode ser considerado um refugiado?
resposta: A lei brasileira de refúgio nº 9474/1997 define como pessoa refugiada aquela que:
I – devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas encontre-se fora de seu país de nacionalidade e não possa ou não queira acolher-se à proteção de tal país;
II – não tendo nacionalidade e estando fora do país onde antes teve sua residência habitual, não possa ou não queira regressar a ele, em função das circunstâncias anteriores;
III – devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país.
3-Os solicitantes de refúgio podem ser detidos?
resposta: Em princípio, solicitantes de refúgio não devem ser detidos. Entretanto, qualquer estrangeiro que entre de maneira irregular (ou com documentos falsos) em outro país poderá ser detido.
migrações
1- No Brasil, o processo de migração interna foi amplamente verificado ao longo do século XX. No país, predominam as migrações por motivações
resposta: econômicas.
2- Qual o nome do tipo de migração realizado entre duas regiões diariamente, principalmente por motivos econômicos?
resposta: Pendular
3- Quais são os tipos de movimentos migratórios?
resposta: Os principais tipos de movimentos migratórios são:
Migrações internacionais;
Migrações internas ou nacionais.
4- Quais são os principais movimentos migratórios mundiais?
resposta: Estados Unidos, Canadá, Japão e Europa Ocidental
Diversidade
1- O que é Diversidade Cultural?
resposta: Diversidade cultural é o conjunto de diferentes práticas tradicionais que ocorrem entre grandes grupos de pessoas que ocupam o mesmo território. A diversidade cultural é praticamente uma característica da sociedade humana, já que o ser-humano tem a capacidade de se recriar conforme sofre diferentes influências.
2- Qual é a importância da diversidade cultural?
resposta: Ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos. Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas.
3- Como respeitar a diversidade cultural?
resposta: Conforme vimos, a diversidade cultural deve ser aprendida desde a infância, para que as crianças cresçam sem preconceitos e tenham um bom desenvolvimento emocional. Além disso, é uma maneira de contribuir para a cultura da paz e do respeito, o que é muito importante para a vida em sociedade.