• Matéria: Biologia
  • Autor: Alesousan9759
  • Perguntado 3 anos atrás

A Filosofia não é uma ciência propriamente dita, mas um tipo de saber que procura desenvolver no indivíduo a capacidade de raciocínio lógico e de reflexão crítica, sem delimitar com exatidão o objeto de estudo. Sobre o conhecimento filosófico, avalie as afirmações abaixo: I. O conhecimento filosófico pode ser verificável, o que o torna, sob certo ponto de vista, apenas falível. II. A filosofia tem aplicação direta à realidade, assim, existe uma profunda interdependência entre ela e os demais níveis de conhecimento. III. Conhecimento filosófico não é passível de observações sensoriais, utiliza o método racional, no qual prevalece o método dedutivo antecedendo a experiência; não exige comparação experimental, mas coerência lógica, a fim de procurar conclusões sobre o universo e as indagações do espírito humano. IV. Essa relação deriva do fato de que o conhecimento filosófico conduz à elaboração de princípios universais, que fundamentam os demais, enquanto se vale das informações empíricas, teológicas ou científicas para prosseguir na sua evolução. É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: Danas
0

O conhecimento filosófico é falível, verificável e não afirmar nada com certeza absoluta, sendo apenas uma forma de expressão da criticidade humana, apesar de poder usar de elementos com as observações sensoriais, o método racional é que caracteriza o conhecimento filosófico (II e IV estão corretas).

Conhecimento

O conhecimento filosófico é apenas um dos tipos de conhecimento que existem, existem outros, sendo eles o científico, o senso comum e o teológico, que muitas vezes é confundido com o filosófico.

Tirando o senso comum e o conhecimento teológico, o filosófico e o científico dependem do pensamento crítico e buscam usar a lógica racional em suas deduções.

Mais sobre conhecimento científico

https://brainly.com.br/tarefa/6248216

#SPJ4

Anexos:
Perguntas similares