Azevedo (2004) nos alerta que, para compreendermos de melhor maneira as formulações e teorias apresentadas pelos diversos autores deste campo, é preciso considerar os processos que determinam e conduzem a definição de uma política no aspecto mais amplo, onde as políticas são elaboradas. No caso das políticas educacionais, não podemos esquecer que são concretizadas dentro da escola e da sala de aula, como resultado daquilo que foi planejado, e que se tenta colocar em ação. Assim, as políticas educacionais devem ser pensadas e analisadas:
Respostas
A criação das políticas educacionais em nosso país ocorre de maneira burocrática e dissociada, pois apesar das programações determinarem algo, ocorrem experiências diversas em sala de aula. A alternativa que responde a questão é a alternativa B.
Políticas educacionais, protagonismo juvenil e a força da voz
No âmbito acadêmico escolar temos os mais variados aspectos, desde a questão burocrática que rege o funcionamento, até as manifestações que podem vir a alterar este funcionamento e levá-lo ao progresso.
A política no ambiente escolar deve ocorrer livremente sob manifestações e expressões de ideias, isso garante a autonomia dos alunos e o desenvolvimento deles, pois estimula o senso crítico e permite que ele tenha ainda mais acesso a vários conteúdos.
O detalhe crucial dessa questão é que a imparcialidade e o questionamento devem ser garantidos pelo docente, sem qualquer doutrinação ou qualquer coisa que possa vir a inibir a visão crítica de quem está aprendendo.
Acreditamos que a continuidade da questão seja a seguinte:
''A)de uma maneira que representem o planejamento dos partidos para uma sociedade que deseja uma educação de boa qualidade para seus filhos e possibilita a formulação de novos programas sociais.
B)de uma forma mais próxima da totalidade, pois elas representam o planejamento maior que a sociedade tem para si, num projeto construído pelas forças sociais que têm poder de voz e de decisão, fazendo com que seus anseios cheguem até o Estado.
C)de uma forma distante da totalidade e da totalização, pois tudo o que é totalitário é restritivo, não representa a população e ainda não influencia na formulação e implementação de novas políticas ou programas de ação para a sociedade.
D)a partir da escola, do cotidiano escolar, dos professores, alunos, funcionários e comunidade de modo que seus interesses sejam garantidos mesmo que seja algo extremamente particular e peculiar, pois as políticas educacionais devem dar conta dessas particularidades e interesses.
E)de uma forma mais próxima dos representantes dos partidos políticos, pois eles representam o caminho para a representação da sociedade e a influência possível na formulação e implementação de novas políticas ou programas de ação''.
Para saber mais sobre políticas educacionais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/23667010
#SPJ4