Há uma tendência a diferenciar as habilidades cognitivas das experiências educacionais e interesses dos sujeitos, sobretudo a partir da adolescência. Nesta linha, diversos autores aprofundaram-se no conceito do fator g e subdividiu-o em inteligência fluida (gf) e inteligência cristalizada (gc), assumindo a primeira como mais marcada por aspectos genéticos e neurológicos, enquanto a segunda decorre das experiências culturais e educacionais. Para tanto, os autores propõem a teoria do investimento e assume que o desenvolvimento da capacidade geral (gf) até ao final da adolescência seria acompanhado por um investimento progressivo em áreas delimitadas do conhecimento ou da realização, decorrendo daí um amplo conjunto de capacidades cristalizadas (gc). Assim, à medida que o indivíduo avança no seu percurso desenvolvimental, observa-se uma crescente especialização das habilidades cognitivas. Como pode ser lido nos artigos científicos a seguir:
Com base na citação acima, nos estudos da disciplina e nos materiais de apoio que estão na sala do café, elabore um texto dissertativo (entre 20 e 40 linhas) que contenha o seguinte:
a) Analisar quais as consequências da diferenciação das habilidades cognitivas no contexto educacional?
b) Apresentar como ocorre o processo de formação da inteligência cristalizado no âmbito escolar, bem como sua relevância no processo de desenvolvimento do indivíduo.
c) Exemplificar o processo de formação da inteligência cristalizado por meio de uma situação de aprendizagem escolar.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Explicação:..........
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás