Respostas
Resposta:
Em A Cartomante, Machado presenteia o leitor com um conto de prender o fôlego do início ao fim. Quem se aventura pela leitura, logo percebe que o mistério é o tom que dá a nota na história, ao relacionar personagens de Hamlet e a célere frase: "Há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia". E essa é a nuvem duvidosa que insiste estar presente em cada trecho do conto, acompanhando as personagens e suas reflexões acerca dos fatos que lhes envolvem.
Machado mostra sua maestria literária, e hoje, em pleno, século XXI, podemos apreciar uma história que tem o contexto social do século XIX, na cidade do Rio de Janeiro, onde o tílburi era um dos transportes da época. Embora o cenário e contexto social sejam diferentes ao nosso tempo, Machado cria uma trama que transcende a linha do tempo, por isso, entre tantos outros motivos, ainda hoje a relevância e a importância de sua escrita.
A história começa com a dúvida de Rita sobre o sentimento de Camilo por ela. Eis o motivo pelo qual Rita busca a cartomante para consultá-la e assim tranquilizar o coração.