Respostas
1) Nas pinturas rupestres do Seridó há cenas de caça entre elas a que mostra dois indivíduos com as pernas flexionadas abatendo uma anta. Um deles traz um bastão enquanto o outro se posiciona para segurar o animal. Ambos usam cocares, porém de formatos diferentes. Ao lado de cada um, há uma cesta e um bastão. Abaixo deles aparece um outro animal, talvez já abatido. Duas figuras humanas, com os braços erguidos, seguram bastão e um recipiente semelhantes aos objetos retratados acima. Toda essa cena não tem mais do que 18 cm de comprimento. Dois indivíduos abatendo uma anta, pintura rupestre do Seridó, RN.
2) Outra pintura mostra uma cena de luta ou de ritual. A figura da esquerda está em movimento e segurando um objeto grande – um tacape ou borduna –, feito de madeira forte e cravado de ossos ou dentes. A figura da direita está parada mas ergue um bastão e usa um cocar com penas que descem pelas suas costas.
3) Uma cena de luta ou de sacrifício mostra um indivíduo de cocar segurando dois bastões, um em cada mão. Ele aponta para a figura à sua frente como se fosse desferir o golpe. É curioso observar que a figura que ataca parece estar gritando.
4) Duas figuras que parecem gritar investem uma contra a outra. Ambas usam um mesmo tipo de cocar com penas caídas nas costas. Entre elas, há uma figura menor. Talvez uma criança em pleno ritual de iniciação, como é comum entre os povos indígenas. A criança encontra-se de frente para o indivíduo da direita, repetindo o movimento deste, com as pernas abertas como se estivesse correndo.
Fonte: Ensinar História - Joelza Ester Domingues