Nessa obra, que retrata uma cena de Caramuru, célebre poema épico brasileiro, a filiação à estética romântica manifesta-se na A B C MEIRELLES, V. Moema. Óleo sobre tela, 129 cm x 190 cm. Masp, São Paulo, 1866. Disponível em: www.masp.art.br. Ace em: 13 ago. 2012 (adaptado). D a) exaltação do retrato fiel da beleza feminina. b) tematização da fragilidade humana diante da morte. c) ressignificação de obras do cânone literário nacional. d) representação dramática e idealizada do corpo da índia.
Respostas
Resposta: d
Explicação:
A pintura representa uma mulher indígena de forma idealizada, seguindo moldes românticos, através da sua cor de pele que não se aproxima da realidade brasileira, e, sim, da europeia.
A opção que mais se adequa à estética romântica na cena de Caramuru é D) representação dramática e idealizada do corpo da índia.
Para entender melhor essa questão é importante acerca da escola literária denominada Arcadismo, que discorreu na época em que a obra foi escrita.
Arcadismo
O Arcadismo foi uma escola literária que surgiu no século XVIII, e teve origem na Europa. Essa escola literária tinha como característica o bucolismo e a retomada de ideias da Antiguidade Clássica, com a idealização do corpo, bem como de histórias fantasiosas.
É nesse período que o poeta José de Santa Rita Durão desenvolveu a obra Caramuru (1781), que tinha como principal característica a idealização da mulher indígena, de modo que a mesma apresentava traços europeu, sendo que isso tinha como finalidade engrandecer o personagem principal.
Além disso, observa-se que o autor além de idealizar a indía, traz também em sua obra uma idealização da flora brasileira, sedimentando assim uma característica do Arcadismo, que é uma saudação à natureza.
Dessa forma, observa-se que a opção que mais se adequa é a letra D) representação dramática e idealizada do corpo da índia.
Aprenda mais sobre Arcadismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20558815.
#SPJ1