• Matéria: Direito
  • Autor: mpaadvogadosjus
  • Perguntado 3 anos atrás

Na Segunda Competência de nosso módulo, vimos que, de acordo com Auguste Comte (2016), a humanidade segue um constante processo evolutivo e unilinear. Para refletir sobre as características desse movimento progressivo de nossa espécie, o “pai do positivismo” definiu três estágios de desenvolvimento das civilizações.


a.
Também conhecido como teológico, no qual a ciência passou a ser utilizada como base na explicação dos fenômenos sociais e naturais.



b.
Corresponde ao primeiro estágio evolutivo, caracterizado pela crença de que as forças sobrenaturais comandariam a ação humana.



c.
Neste momento, a humanidade passou a dissociar a realidade de elementos abstratos sobrenaturais. Contudo, os mitos religiosos continuaram sendo valorizados no processo de compreensão do mundo.



d.
Caracterizou-se pelo surgimento da Filosofia, em oposição ao discurso científico.



e.
Configuraria o grau máximo de desenvolvimento da humanidade.

Respostas

respondido por: leonardomacedo887
0

De acordo com a teoria de Auguste Comte, a única das alternativas que é possível de ser dada como correta é a letra "B", uma vez que é no primeiro estágio de desenvolvimento das civilizações que há a crença de influências sobrenaturais sobre os fenômenos sociais humanos.

Quais são os estágios de desenvolvimento das civilizações, segundo Comte?

  • Estado Teológico ou Fictício: utilização do sobrenatural para explicar os sentidos da vida.
  • Estado Metafísico ou Abstrato: abstrações teóricas extraídas dos fenômenos tornam-se as explicações.
  • Estado Científico ou Positivo: a razão torna-se o ponto de vista para observação dos fenômenos, a partir do raciocínio e olhar científico.

Para ver mais sobre Auguste Comte:

https://brainly.com.br/tarefa/1538089

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares