• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mariaeugeniapr8
  • Perguntado 2 anos atrás

maioria das escolas de samba, do Rio de Janeiro e São Paulo, apresentaram temas africanos e afro-brasileiros nos desfiles “fora de época” do Carnaval de 2022. Os enredos ressaltaram o racismo e a intolerância religiosa no Brasil. As escolas de samba trabalharam todas as linguagens artísticas (artes plásticas, dança, música, performance, etc.) de forma coletiva e organizada. Segundo, o educador e doutor em Semiótica e Linguística Geral, Professor Sidnei Barreto Nogueira:

O racismo religioso quer matar existência, eliminar crenças, apagar memórias, silenciar origens. É a existência dessas epistemologias culturais pretas que reafirmam a existência de corpos e memórias pretas. É a existência dessas epistemologias pretas que evidenciam a escravidão como crime e o processo de desumanização de memórias existenciais pretas. Aceitar a crença do outro, a cultura e a episteme de quem a sociedade branca escravizou é assumir o erro e reconhecer a humanidade daquele que esta mesma sociedade desumanizou e matou. (NOGUEIRA, 2020, p.123)



Contemplando as discussões realizadas no Fórum da ATD2 e em sua síntese acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo, a partir das perguntas:

1. Quais as contribuições do carnaval para a cultura brasileira?

2. Como essa manifestação cultural pode ser utilizada como ferramenta em sala de aula?

Você deve compor pelo menos três parágrafos que organizem as reflexões desenvolvidas no Fórum, evidenciando a sua opinião sobre o tema. Apresente, no mínimo, um argumento consistente para fundamentar suas ideias.

Faça uma cuidadosa revisão textual e atribua um título a seu texto.

Não copie textos já publicados.

Respostas

respondido por: rozzi6575
0

Resposta: 1 carnaval é uma união de cultura expondo as diversidades e misturas de raças no brasil, 02 é considerado um folclore brasileiro

Explicação:

Perguntas similares