Sob o mesmo céu Um sonho, uma nação. Só o ritmo de uma canção maior. Da selva urbana dos arranha-céus, A gente vem do pampa, do cerrado, A gente vem a nado
Cada cidade é uma aldeia, uma pessoa,
Sob o mesmo céu,
Meu coração não tem fronteiras,
Nem relógio, nem bandeira,
A gente vem do tambor do Índio,
A gente vem de Portugal, Vem do batuque negro
A gente vem do interior e da capital,
A gente vem do fundo da floresta,
Vem da megalópole, vem do Pantanal,
A gente vem de trem, vem de galope,
De navio, de avião, motocicleta,
A gente vem do samba, do forró,
A gente veio do futuro conhecer nosso passado.
Brasil,
Com quantos Brasis se faz um Brasil?
Com quantos Brasis se faz um País chamado Brasil?
A gente vem do rap e da favela,
A gente vem do centro e da periferia,
A gente vem da maré, da palafita, Vem dos Orixás da Bahia,
A gente traz um desejo de alegria e de paz,
E digo mais:
A gente tem a honra de estar ao seu lado
A gente vem do futuro conhecer nosso passado.
Brasil,
Com quantos Brasis se faz um Brasil?
Com quantos Brasis se faz um país chamado
Brasil. (bis)
A gente veio do futuro conhecer nosso passado.
Foco no trabalho: o momento é de desconstrução do texto. Agora aluno vai construir de um pequeno texto tipo: 0 dito e o não dito", espera-se que se faça uma análise que contemple os seguintes aspectos:
a. os principais grupos sociais citados e os não citados,
b. os espaços de vivência retratados e os ignorados,
c. os estilos musicais identificados e os não,
d. os artefatos tecnológicos considerados,
e. as adesões religiosas apresentadas e as omitidas,
f. identificação das passagens em que podemos perceber uma visão unificada e tranqüila da convivência cultural
g. apresentação das situações de conflitos culturais vivenciados por grupos sociais no Brasil que destoem da visão harmoniosa do texto.
Respostas
a) Foram citados os grupos sociais indígenas, portugueses, imigrantes e negros. Não foram citados os quilombolas.
b) Foram retratadas espaços de vivência como cidades, florestas, aldeias, o interior, a favela, o centro e a periferia. Não foram retratados os quilombos e ocupações urbanas e rurais.
c) Foram identificados os ritmos samba, forró, batuques indígena e negros, rap. Não foram citados os ritmos sertanejo e funk.
d) São artefatos tecnológicos tratados no texto os grandes edifícios, relógios, os transportes.
e) Foram citadas as religiões afro-brasileiras e não foram trabalhadas a fé Cristã e as diferentes fés dos povos indígenas.
f) "Sob o mesmo céu/ Um sonho, uma nação/ Só o ritmo de uma canção maior" são exemplos de trechos que apontam para uma visão unificada de Brasil.
g) A intolerância religiosa contra religiões de matriz africana, e o preconceito contra moradores de favelas são exemplos de conflitos culturais que destoam do Brasil integrado apresentado no texto.
Os diferentes brasis, sua integração e fragmentação
O Brasil é um país reconhecido internacionalmente por sua cultura plural. Sua formação sociocultural tem grande influência de portugueses, povos originários e africanos, algo que se vê nos hábitos e no dia a dia da população.
Porém, uma análise sobre o Brasil deve deixar de lado o idealismo e considerar também as contradições desse processo. O texto apresentado na questão, apesar de corretamente considerar o Brasil como um grande mosaico cultural, apresenta uma visão idealista e integrada do Brasil.
É importante ressaltar que o texto, então, não se propõe a detalhar o que é o Brasil, mas apresentar uma perspectiva do desejo do autor. Ou seja, apresentar um Brasil possível.
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