O Balanço Patrimonial tem por finalidade evidenciar, de forma qualitativa e quantitativa, a situação patrimonial e financeira da empresa e dos atos registrados na escrituração contábil, ou seja, no Balanço Patrimonial são apresentados os elementos que compõem o patrimônio de uma companhia em determinado momento com seus valores, permitindo a análise da situação patrimonial e financeira da mesma. O patrimônio, na ótica contábil empresarial, tem sentido amplo: por um lado, significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma empresa; por outro, inclui as obrigações a serem pagas. Sendo assim, não basta apenas saber o valor do patrimônio de uma empresa, é necessário conhecer a riqueza líquida da empresa, obtida por meio da soma dos bens e dos direitos, subtraída das obrigações, ou seja, a parte que sobra do patrimônio para a empresa. Essa sobra do patrimônio é denominada patrimônio líquido – PL, ou situação líquida. Dessa maneira, o PATRIMÔNIO LÍQUIDO é a medida eficiente da verdadeira riqueza, e sua equação pode ser assim ilustrada:
Respostas
A equação que determina o patrimônio líquido é a seguinte: Patrimônio líquido = Ativo - Passivo.
O que é o patrimônio líquido?
O patrimônio líquido corresponde ao capital próprio da empresa, ou seja, seu financiamento próprio, nesse grupo de contas tem-se, por exemplo, capital social, reserva legal e ajuste de avaliação patrimonial.
Dentro da contabilidade, que é a ciência que estuda o patrimônio das entidades e suas mutações, tem-se a chamada equação patrimonial, que relaciona os três grandes grupos do balanço, onde:
Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido
Nesse sentido, a equação patrimonial pode ser escrita em função do patrimônio líquido, dessa forma:
Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido
Patrimônio Líquido = Ativo - Passivo
Para mais informações sobre a contabilidade, acesse: brainly.com.br/tarefa/364298
#SPJ4
Resposta:
A resposta correta é:
Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas..
Explicação:
Corrigido pelo AVA.