O texto trata do processo de conquista do império inca pelos espanhóis durante o século xvi, cujo desenvolvimento dos combates revelou a) o equilíbrio bélico entre ambas as partes no princípio dos conflitos. B) a dificuldade imposta pela união do império em torno de ataualpa. C) o obstáculo constituído pelo elevado número de soldados nativos. D) a superioridade do aparelho militar utilizado pelos conquistadores. E) o triunfo dos incas em diversos enfrentamentos com os espanhóis
Respostas
O texto trata como fundamental para a conquista dos espanhóis sobre os incas a superioridade bélica, contando com espadas e facas de aço e usufruindo de uma poderosa cavalaria. Os espanhóis também tinham posse da arma de fogo, que era mortal e de longo alcance. Portanto, a alternativa correta é a letra D).
Conquista dos Incas
Como uma das principais características para o êxito na conquista dos espanhóis sobre os incas podemos citar a aliança entre nativos, que possuíam uma certa rivalidade com o clã no poder, e a superioridade bélica dos conquistadores em relação aos indígenas.
O início das guerras que levaram a desestabilização do império Inca começaram no século XVI, com as tropas espanholas lideradas por Francisco Pizarro.
Os espanhóis tinham em sua posse espadas e facas de aço, armas de fogo e ainda uma forte cavalaria que é responsável pelas ações de choque realizando um grande estrago. Portanto, fica evidente a superioridade bélica dos conquistadores, o que foi um dos pontos decisivos para marcar a sua vitória.
Saiba mais sobre "Conquista dos Incas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12331014
#SPJ4